quinta-feira, 11 de março de 2010

Fórum de discussão: O sono

Já todos ouvimos dos nossos pais e/ou avós que “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”. As mais recentes investigações revelam que cada vez mais o sono assume um papel bastante importante em aspectos fundamentais da nossa vida.
As crianças, normalmente, não se importam de ir para a cama quando têm sono, mas os adolescentes recusam-no frequentemente e encaram esta situação como parte da sua independência em relação à influência dos pais. E a nossa sociedade contribuiu para isso: hoje em dia, dormimos menos 20% do que os nossos antepassados, porque trabalhamos mais horas e procuramos actividades sociais nocturnas. Mas isso traz alguns riscos! Nos últimos anos, os cientistas descobriram que a privação de sono afecta a nossa capacidade de memorizar e, consequentemente, a capacidade de aprender. Assim, dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para se manter saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. O nosso desempenho físico e mental está directamente ligado a uma boa noite de sono.
O dia do sono comemora-se no dia 23 de Março e a nossa escola quer assinalar este dia alertando para a necessidade de dormir bem! E não nos podemos esquecer que é durante o sono que “viajamos” por locais imaginários, conhecemos estranhas criaturas e onde tudo é possível acontecer!!
O que pensas sobre este assunto?
Se queres fazer um teste ao teu sono clica neste link:
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/sono.htm