quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os Coristas

          A música é a mais poderosa fonte de magia e é a ideia base desta grande obra de cinema.
          Os jovens do Fundo do Pântano, com famílias disfuncionais, com baixo poder económico, etc., estão numa escola de correcção, cujo director possui uma mente "subdesenvolvida". Pensa que só à chapada se chega onde quer.
          O novo pião (monitor) chega à escola e percebe que estes jovens problemáticos só necessitam de inspiração e um pouco de amor.
          Este exemplo de arte cinematográfica onde os clichés são poucos ou inexistentes poderá influenciar a forma como vemos e agimos perante este "novo" mundo. Nesta obra, não existem grandes técnicas cinematográficas, mas existem grandes vozes. Os Coristas é um verdadeiro retrato do que acontece quando a falta de identidade e a insegurança se encontram com a inspiração e o amor.

Beatriz Santos, 8.º B

A relação entre o PC e os atacadores

          Um estudo da AVG Technologies, elaborado a partir de entrevistas a cerca de 2 200 mães, realizado nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Itália, Japão, Espanha, Austrália e Nova Zelândia, concluiu que:
  • 69 % das crianças controlam o rato do computador;
  • 58 % sabem jogar no PC.
          Em contrapartida,
  • 52 % sabem andar de bicicleta;
  • 20 % sabem nadar;
  • 11 % sabem atar os atacadores dos sapatos.
          Diversos especialistas destacaram os benefícios futuros que o domínio das tecnologias trarão para estas crianças, porém consideraram também que os pais / encarregados de educação deverão exercer um controlo apertado da sua utilização, de modo que esta seja equilibrada e segura.

          Uma das principais questões para que alertaram, além da segurança e da viciação, está relacionada com a interacção social, que poderá ser afectada pela utilização maciça e exagerada das novas tecnologias.