quinta-feira, 31 de março de 2011

Farley Granger(1925 - 27/03/2011)


Strangers on a Train

          "Tu cometes o crime que me interessa a mim, eu cometo o crime que te interessa a ti, nenhum de nós tem motivos pessoais para isso, e nem sequer nos conhecemos, é impossível que alguém nos apanhe."

(c) Roubado do blogue «A Lei Seca»

Conversor ortográfico

          A Porto Editora disponibiliza um instrumento utilíssimo - Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora - para todos aqueles que sentem dificuldades com o Acordo Ortográfico. Trata-se de uma ferramenta gratuita que permite escrever um texto de acordo com a «antiga» grafia e, de seguida, convertê-lo para a nova, e que assinala quer as novas grafias quer as palavras com grafias alternativas.

          Quem o quiser consultar, pode fazê-lo AQUI.

Acordo Ortográfico: palavras que mudam

          A Porto Editora acaba de lançar esta obra - mais uma - que se debruça sobre as alterações que o AO vai introduzir na nossa língua.

          Como é do conhecimento geral, apenas cerca de 2% das palavras da língua portuguesa vão mudar; ainda assim, é um conjunto apreciável, pelo que este género de obras se reveste de grande importância neste momento de transição.

          Além das palavras, podemos também encontrar uma síntese teórica das alterações que vão ocorrer.

          Dentre os diversos documentos que versam esta problemática e que iremos divulgando à medida que chegarem ao nosso conhecimento, destacamos, desde já, o sítio Portal da Língua Portuguesa:

. Listagem de palavras que sofrem alterações;
. Síntese das regras de escrita.