quarta-feira, 1 de junho de 2011

A MELODIA DO ADEUS, por Filipa Panta

          Com vários livros publicados, Nicholas Sparks é um dos romancistas que mais vende em todo o mundo e todas as suas obras foram best-sellers internacionais, tendo algumas sido, inclusive, adaptadas pela indústria cinematográfica, nomeadamente A Melodia do Adeus ou As Palavras que nunca te direi.
          Em Melodia do Adeus, Nicholas Sparks conta a história de uma rapariga de dezassete anos, Ronnie, que desde cedo deixou de falar com o pai, culpando-o de os ter abandonado e ido viver para outro sítio, porém num certo dia o pai convenceu Ronnie e Jonah, o seu irmão mais novo, a irem passar as férias de Verão para a Carolina do Sul. Ronnie, contrariada, deixou Nova Iorque para trás na tentativa de apaziguar as suas mágoas com o pai. Durante estas férias, ela conhece o seu primeiro amor, Will, um desportista com quem vai posteriormente namorar. Por fim, Ronnie descobre que o motivo da sua ida à força para junto do pai foi por este ter cancro e querer passar os seus últimos dias na companhia dos filhos. Ele acaba por morrer e Ronnie e Jonah, na companhia de Will, vão para Nova Iorque continuar as suas vidas.
          Este magnífico livro faz referência aos amores de adolescência e, por vezes, a situações inesperadas que se impõem no caminho das pessoas. Este forte apelo ao amor, à desculpa e à sensibilidade que envolve as personagens retrata o escritor e a sua enorme capacidade de retratar o quotidiano.

UMA AVENTURA EM EVORAMONTE, por Pedro Maia

          A série de livros "Uma Aventura" é uma das colecções mais populares entre os jovens portugueses e é escrita pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Com milhares de cópias vendidas, os livros são dos mais reconhecidos nacionalmente, com grande sucesso entre os jovens e já com várias adaptações para a TV, incluindo um filme, baseadas nas neles.
          Nesta parte da série literária, os heróis adolescentes Pedro, Chico, Luísa, Teresa e João, acompanhados pelos cães Faial e Caracol, vão passar um pouco do tempo livre em Evoramonte, onde vão entrar numa nova aventura cheia de emoção, bruxaria, viagens no tempo, um traidor e lendas.
          Chegado a Evoramonte, o grupo é avisado por um homem misterioso que parece que os esperava, que lhes conta que, na casa onde vão pernoitar, à meia-noite, um portal se abre e tudo o que os rodeia vai recuar no tempo. Não acreditando, o grupo ignora o homem e dirige-se à casa, onde passa tranquilamente a noite. Porém, quando acordam de manhã, o inesperado acontece: quando os jovens saem à rua, tudo parece ter recuado no tempo, com as pessoas a usarem roupas dos séculos XVIII e XIX. Assustados, quando vão investigar, é apenas um filme que estão a gravar naquela zona (e acabam por descobrir que o tal homem misterioso é apenas um dos membros da equipa de produção e que gosta de se meter com miúdos). Todavia, o grupo nota uma certa rivalidade entre as duas actrizes principais e, passados alguns dias, descobrem a casa saqueada, os cães doentes e uma das actrizes ferida e tentam descobrir o que se passa.
          O livro é bastante bom, com muito suspense e com uma história bem escrita e misteriosa. Como todas as obras das autoras, é dirigido a jovens leitores, com a força da juventude na energia do grupo *** e nas suas aventuras impossíveis. De todos os livros, este é o meu favorito, pois foi o primeiro que li da série e que mais me marcou. O mistério que se esconde numa pequena zona de filmagens, que procura ser descoberto por um bando de adolescentes e os fiéis cães é algo por que os jovens se interessam e que sonham fazer. Aventura, mistério, acção e alegria. Qualquer jovem adora isto tudo.
          Uma Aventura em Evoramonte é um livro que vale a pena ler, pois tem muita energia e mostra que a série ainda está no auge e que vai com grande força. Sem dúvida, um dos melhores da série. É preciso ler para crer.