sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Publicação de livros «on-line» e sem custos



     O grupo editorial LeYa apresentou, no passado dia 11, a plataforma digital Escrytos, uma ferramenta que permite a qualquer falante de língua portuguesa a publicação e venda de uma obra literária de sua autoria.

     Para publicar o seu livro eletrónico através desta plataforma, o autor tem apenas de se registar no sítio e "seguir as instruções, que lhe facilitarão todos os passos, incluindo a obtenção do ISBN (International Standard Book Number) e a possibilidade de converter o ficheiro «word» no formato publicável «ePuB».

     Para outras informações, clicar aqui.

Richard Zenith, Prémio Pessoa 2012


     Richard Zenith é o vencedor do Prémio Pessoa 2012, sucedendo ao ensaísta Eduardo Lourenço, galardoado em 2011.
     O escritor, de origem norte-americana, natural de Washington D. C., de acordo com Francisco Pinto Balsemão, o presidente do júri que atribuiu a distinção, "tem posto o conhecimento acumulado ao longo de décadas ao serviço disciplinado e metódico de uma paixão (...). Com lucidez, Richard Zenith é não apenas um editor da obra pessoana, um explicador da heteronímia, mas também o grande tradutor da sua poética para a língua inglesa".
     O amor de Richard Zenith à língua e à literatura portuguesas está bem documentado pela sua atividade: traduziu para língua inglesa autores clássicos portugueses (Sophia de Mello Breyner, António Lobo Antunes, Antero de Quental e Nuno Júdice, além de Pessoa), editou a lírica de Camões, numa edição que reuniu 40 sonetos e 12 poemas, e foi um dos curadores da exposição "Fernando Pessoa, Plural como o Universo".
     A atribuição do prémio, no valor pecuniário de 60 mil euros, visa, precisamente, reconhecer o papel do autor na promoção e divulgação da língua e cultura nacionais.