terça-feira, 29 de abril de 2014

O 25 de Abril ilustrado pelo 6.º C

Realizaram-se diversas atividades para comemorar a Revolução dos Cravos, que marcou de forma decisiva a História de Portugal.
Na Escola Básica do 2.º ciclo, em articulação com a disciplina de Oficina de Artes, a turma do 6.º C ilustrou alguns dos acontecimentos relativos ao antes, ao durante e ao pós-25 de Abril. O Clube de História e a docente de História e Geografia de Portugal do 6.º C, em colaboração com a equipa da BE, organizaram uma sessão na Biblioteca Escolar, com a abordagem do livro Os soldados e o capitão, os cravos e o povão, de Valdemar Cruz, a apresentação de um PowerPoint elaborado com os trabalhos pelos alunos e a realização do Jogo da Glória, atividades que proporcionaram aos alunos a aquisição de conhecimentos sobre este conteúdo programático, de uma forma mais motivadora e lúdica.

Na Biblioteca da Escola Secundária, foi feita a exposição do fundo documental referente à temática supracitada, com especial enfoque nos livros que na época foram objeto de censura. Os alunos do ensino secundário participaram num colóquio subordinado ao tema “25 de Abril: 40 anos depois – Desafios do presente e novas formas de obscurantismo”, pelo professor Carlos Vicente.

Aqui fica a visão do 25 de Abril do 6.º C: