segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Rota do 'Memorial do Convento'

Foi hoje apresentada, pelas 11h30, na sede da Fundação José Saramago, a Rota do Memorial do Convento, iniciativa conjunta das Câmaras Municipais de Lisboa, Loures e Mafra. A criação desta rota tem como objetivo “valorizar a notoriedade e a atratividade dos recursos patrimoniais e culturais dos concelhos e dos sítios onde os monumentos históricos e arquitetónicos classificados se localizam” e “criar uma oferta de novos nichos de turismo de cultura, com enfoque na componente literária”.
A apresentação da Rota insere-se na comemoração dos 19 anos da entrega do Prémio Nobel de Literatura ao escritor.


Este itinerário literário envolve as personagens do romance, nomeadamente os protagonistas - Baltasar e Blimunda -, o "sonho utópico de voar de Bartolomeu de Gusmão e a devoção à música de Domenico Scarlatti, fazendo o passado histórico ganhar vida no presente".
       A criação da Rota inscreve-se na celebração dos 35 anos da publicação de Memorial do Convento (1982) e do 19.º aniversário da atribuição do Nobel da Literatura ao seu autor.
       O percurso cruza a rota da pedra e a dos materiais estéticos e religiosos de Lisboa pata o Convento de Mafra. Inicia-se em Lisboa, mais concretamente na Praça da Ribeira, prosseguindo pela Praça do Comércio e Casa dos Bicos, local que pode ser também o início ou o fim do trajeto. Em Loures, passa pela Biblioteca Municipal Ary dos Santos, onde está instalado um ponto de informação sobre a rota, pelo Miradouro sobre o rio Trancão, sem Sacavém, pela Igreja de Unhos, Centro de Acolhimento Turístico e Interpretativo da Rota Memorial do Convento, na Biblioteca Municipal José Saramago, na cidade de Loures, pela praça Monumental, em Santo Antão do Tojal, e pelos largos do Coreto, em Fanhões, da Feira, na Malveira, e Igreja de São Miguel, em Alcainça. Já em Mafra, local onde o convento foi erigido, a rota abarca a capela do Espírito Santo, o Palácio Nacional, o Miradouro de Vila da Velha, as antigas Casas da Câmara e o Pelourinho e, finalmente, em Cheleiros, o largo da Igreja Matriz.
      Além disso, a Rota prevê ainda a produção de conteúdos de interpretação em suporte digital, multimédia ("website" e aplicativo móvel, APP) e, em papel, ações de "marketing" turístico e cultural, realização de eventos de caráter internacional e diversas iniciativas de divulgação e promoção de índole técnico.científica.

Sem comentários:

Enviar um comentário