quarta-feira, 11 de junho de 2025

🎬 Amor de Recriação: 200 Anos de Camilo Castelo Branco pelo 12.º AB

    No passado dia 16 de março, assinalou-se o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, figura maior da literatura portuguesa e autor de uma obra profundamente marcada pelo romantismo e pelo dramatismo da condição humana.

    No âmbito das comemorações deste marcante aniversário, a turma do 12.º AB desenvolveu um projeto criativo e literário de grande relevo: a produção de um filme reinterpretativo da sua obra mais emblemática, Amor de Perdição. Esta iniciativa foi realizada sob a orientação da professora de Português, Ascensão Pires, que coordenou com dedicação e entusiasmo o trabalho da turma.

    O filme, concebido e protagonizado pelos próprios alunos, representa uma abordagem contemporânea e pessoal à novela camiliana, evidenciando não só o conhecimento profundo da narrativa original, mas também a capacidade criativa e interpretativa dos estudantes envolvidos.

    A produção encontra-se disponível para visualização através do vídeo partilhado.

    Deixamos uma sentida vénia à realizadora, aos guionistas e a todo o elenco, cujo empenho e talento deram nova vida a uma obra-prima da literatura nacional.

terça-feira, 10 de junho de 2025

Anaísa Palmeirão vence o Concurso sobre Camões!

Vencedora

    Anaísa Palmeirão é a vencedora do Concurso Comemorativo dos 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões, com a ilustração de um dos mais célebres sonetos do poeta português - "Amor é um fogo que arde sem se ver".

Ilustração de soneto

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Ângelo Patrício: 2.º classificado no Concurso 500 Anos do Nascimento de Camões

Ângelo Patrício recebe o prémio referente ao 2.º lugar
Tira de banda desenhada ilustrando Os Lusíadas

Caroline Gualberto: 3.ª classificada no Concurso 500 Anos do Nascimento de Camões

3.ª classificada
Caroline Gualberto recebe o prémio referente ao 3.º lugar
Os Lusíadas

A chegada de Vasco da Gama à Índia...

Gonçalo Gil: 4.º classificado no Concurso 500 anos do Nascimento de Camões

4.º classificado

Gonçalo Gil recebe o seu merecido prémio.

Premiado

Trabalho premiado: ilustração do episódio do Adamastor

Diogo Fonseca: 5.º classificado no Concurso 500 Anos do Nascimento de Camões

5.º classificado

Diogo Fonseca recebe o prémio referente ao quinto lugar.
 


Trabalho premiado

Camões vivo nas mãos dos nossos alunos

    Entre 2024 e 2026, Portugal assinala o quincentenário do nascimento de Luís Vaz de Camões (1524 ou 1525 – 1580), um dos maiores nomes da literatura portuguesa e autor da célebre epopeia Os Lusíadas.

    No âmbito destas comemorações, os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário participaram no Concurso Comemorativo dos 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões. Esta iniciativa foi promovida em articulação com a biblioteca escolar, os professores do Departamento de Línguas, os docentes de Educação Visual Isabel Cruz e Fernando Taveira, a Associação Ribacvdana – representada pelo seu presidente, Dr. Carlos Vicente – e o Município.

    Os trabalhos desenvolvidos, em número superior a 80, encontram-se atualmente em exposição no átrio do Pavilhão Municipal de Desportos. A todos os participantes deixamos o nosso sincero agradecimento pelo empenho e pela qualidade das obras apresentadas.

    Abaixo, partilhamos uma breve reportagem fotográfica da exposição. 

O dia em que a mata ardeu

Projeto Escola a Ler

    Era uma vez a família Bisnau, que resolveu fazer um piquenique numa mata. 🌳🐦 Porém, infelizmente, não foram cuidadosos com a natureza. De facto, durante o piquenique a família comportou-se de forma negligente: deixou o lixo espalhado pelo chão e o pai Bisnau adormeceu com um cigarro aceso, dando origem a um incêncio na mata. 😮🔥

    Por sorte, um passarinho que estava nas proximidades viu o fumo e chamou rapidamente os bombeiros, que conseguiram extinguir o fogo, salvando parte da mata.

    Agora que já lemos esta história, que nos faz refletir sobre a importância de respeitarmos a natureza 💚🌿 , vamos fazer algumas atividades:

                    . Jogo da forca.

                    . Quiz.

                    . Texto com lacunas.

                    . Aprender a reciclar.

                    . Sopa de letras.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Projeto Escola a Ler

 Pré-escolar

A Cigarra e a Formiga
     Agora que lemos e explorámos a história d' A Cigarra e da Formiga, escrita por Esopo e recontada por La Fontaine, diverte-te a resolver estas atividades:
                       



domingo, 1 de junho de 2025

Concurso de palavras cruzadas

grupo

    No passado dia 27 de maio, teve lugar, no Auditório Municipal de Cinfães, a 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐥 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚𝐬 𝐂𝐫𝐮𝐳𝐚𝐝𝐚𝐬, com o renomeado cruciverbalista 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 𝐅𝐫𝐞𝐢𝐱𝐢𝐧𝐡𝐨. A iniciativa foi organizada pelos professores bibliotecários das sub-regiões do Douro, Tâmega e Sousa, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, e reuniu 𝟕𝟎 𝐚𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝟑𝟕 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐬, 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐚 𝐬𝐮𝐥 𝐝𝐨 𝐩𝐚í𝐬.

    A abertura esteve a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Serafim Rodrigues, que deu o mote para o início das provas, as quais foram acompanhadas e fiscalizadas pelos professores bibliotecários do concelho. Os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Souselo e Cinfães também marcaram presença.

    A tarde contou ainda com um momento cultural a cargo do Curso Instrumentista de Sopro e Percussão da Escola Secundária de Cinfães, sob a direção do professor Daniel Pinto. Participaram nessa final os alunos Íris Lourenço e José Nunes, que representaram, o terceiro cico e o ensino secundário, respetivamente, tendo o segundo ficado no 3.º lugar do escalão que representava.

prova

pensar