sábado, 31 de maio de 2025

Mãe leitora do 1.º A

1.º A

    A sala de aula da turma A do 1.º ano recebeu a visita da mãe de uma aluna, que partilhou com a classe a leitura do livro Cor de Pele, da autoria de Desirée Bela-Lobedde - uma história poderosa que nos convida a refletir sobre as nossas semelhanças e diferenças e procura que as crianças aprendam a ser tolerantes e a respeitar a diferença.

    O primeiro dia de escola chegou, e dentro do estojo... reina a animação! Todos os lápis estão radiantes: finalmente vão sair da caixa para dar cor aos desenhos das crianças! ✏️💛💙❤️ A Cor Amarela pintará o sol de verão, o Azul, o mar e as ondas, enquanto o Vermelho mal pode esperar para pintar um carro muito veloz... E a Cor da Pele? 🤔

Todos iguais

    Nesta cativante história, os mais pequenos aprenderão que não há apenas uma cor de pele - há mil e um tons de pele e existem tantas cores quanto as realidades. A história convida os alunos a abraçar a diversidade, a respeitar as diferenças e a celebrar a igualdade com olhos curiosos e corações abertos. 🎨👧🏽🧒🏻👦🏾

    Desirée Bela-Lobedde é uma escritora e comunicadora espanhola, com raízes africanas e origem guineense-equatoriana. Reconhecida pela sua atuação como ativista antirracista e afrofeminista, desenvolve um trabalho multifacetado que inclui palestras, workshops e apresentações presenciais. Uma das suas obras mais conhecidas é Ser mujer negra en España.

Dia do Autor Português: António Moreira na BE

    Para assinalar o Dia do Autor Português, a biblioteca escolar, em estreita colaboração com o Departamento de Línguas, promoveu encontros especiais com as palavras e os afetos que elas despertam. O convidado foi o professor António Moreira, docente do Agrupamento e autor nas horas em que o silêncio e os pedais permitem que a memória e a imaginação se entrelacem.

    Com várias obras publicadas, onde retrata com sensibilidade e autenticidade as suas vivências raianas, António Moreira, durante as sessões, partilhou o seu percurso literário, falou das raízes que o inspiram e leu um dos seus contos, que ganhou vida ao ser dramatizado pelos alunos.

    No final, os participantes dispuseram ainda de espaço para colocar questões e descobrir os segredos do processo criativo, num momento de verdadeira partilha entre quem escreve e quem sonha, talvez um dia, também escrever.