quarta-feira, 21 de maio de 2025

O Tesouro

 🌹 25 de Abril – Dia da Liberdade 🌟

Alunos

    Para assinalar esta data tão significativa na História portuguesa contemporânea, a biblioteca  da EB2 📚 dinamizou uma atividade destinada a ocupar de forma educativa os tempos livres dos alunos.

    Assim, foi lido e explorado o livro O Tesouro, de Manuel António Pina, que os conduziu numa viagem ao passado, até à época em que Portugal vivia sob uma ditadura.

25 de abril

    Na obra, Portugal é retratado como o "país das Pessoas Tristes", onde, em tempos, existiu um tesouro precioso que foi roubado tanto a crianças como a adultos: a liberdade🕊️ Até que, um dia, o povo se uniu e encheu as ruas de cravos vermelhos  🌹🌹 , recuperando a alegria e dando vida a um novo país chamado... Portugal.

    «Porque esta história não é uma história inventada. É uma história verdadeira», recorda-nos o autor, deixando um apelo sentido para guardemos o tesouro do 25 de Abril bem fundo no nosso coração. Manuel António Pina foi um escritor e jornalista português, nascido no Sabugal em 1943 e falecido no Porto, em 2012, galardoado com o Prémio Camões um anos antes do seu passamento.

    A obra foi igualmente trabalhada na sala do 1.º A, onde os alunos realizaram diversos trabalhos de expressão plástica inspirados na história.

Fotografia

Mãe leitora do 2.º A

    A promoção de hábitos de leitura é fundamental para o futuro dos nossos jovens e das nossas crianças.

    Tendo este princípio em mente, mais uma vez, a sala da turma A do 2.º ano recebeu uma visita muito especial, à semelhança do que sucedeu ao longo de todo o ano letivo com outros(as) pais / mães, outros alunos e outras turmas. Uma progenitora voluntária juntou-se à classe da sua educanda para partilhar um momento de leitura pleno de significado. 💛

    Desta vez, o livro selecionado foi O Coelho que Sabia Ouvir, de Cori Doerrfeld, que narra uma história tocante que nos fala sobre questões como a empatia, o valor de um abraço e a força do silêncio nos momentos em que as palavras não bastam. 🐇🤗

    O coelho chegou. E tudo o que o animal fez foi ouvir, exatamente aquilo de que o Tito precisava: alguém que o escutasse, que partilhasse consigo um abraço, um simples abraço que possuísse mais força do que mil palavras. O Coelho que Sabia Ouvir é um livro doce e encantador que transmite uma mensagem relevante nos dias apressados que se vivem: a capacidade de ouvir os outros, especialmente os mais pequenos, tantas vezes ignorados por causa da sua tenra idade.

    Os alunos mergulharam na narrativa com entusiasmo, refletindo sobre os sentimentos das personagens com carinho e atenção. Iniciativas como esta reforçam a importância da colaboração entre escola e família, promovendo não só o gosto pela leitura, como também o desenvolvimento emocional das nossas crianças.