quarta-feira, 11 de junho de 2025

🎬 Amor de Recriação: 200 Anos de Camilo Castelo Branco pelo 12.º AB

    No passado dia 16 de março, assinalou-se o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, figura maior da literatura portuguesa e autor de uma obra profundamente marcada pelo romantismo e pelo dramatismo da condição humana.

    No âmbito das comemorações deste marcante aniversário, a turma do 12.º AB desenvolveu um projeto criativo e literário de grande relevo: a produção de um filme reinterpretativo da sua obra mais emblemática, Amor de Perdição. Esta iniciativa foi realizada sob a orientação da professora de Português, Ascensão Pires, que coordenou com dedicação e entusiasmo o trabalho da turma.

    O filme, concebido e protagonizado pelos próprios alunos, representa uma abordagem contemporânea e pessoal à novela camiliana, evidenciando não só o conhecimento profundo da narrativa original, mas também a capacidade criativa e interpretativa dos estudantes envolvidos.

    A produção encontra-se disponível para visualização através do vídeo partilhado.

    Deixamos uma sentida vénia à realizadora, aos guionistas e a todo o elenco, cujo empenho e talento deram nova vida a uma obra-prima da literatura nacional.

terça-feira, 10 de junho de 2025

Anaísa Palmeirão vence o Concurso sobre Camões!

Vencedora

    Anaísa Palmeirão é a vencedora do Concurso Comemorativo dos 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões, com a ilustração de um dos mais célebres sonetos do poeta português - "Amor é um fogo que arde sem se ver".

Ilustração de soneto

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Ângelo Patrício: 2.º classificado no Concurso 500 Anos do Nascimento de Camões

Ângelo Patrício recebe o prémio referente ao 2.º lugar
Tira de banda desenhada ilustrando Os Lusíadas

Caroline Gualberto: 3.ª classificada no Concurso 500 Anos do Nascimento de Camões

3.ª classificada
Caroline Gualberto recebe o prémio referente ao 3.º lugar
Os Lusíadas

A chegada de Vasco da Gama à Índia...

Gonçalo Gil: 4.º classificado no Concurso 500 anos do Nascimento de Camões

4.º classificado

Gonçalo Gil recebe o seu merecido prémio.

Premiado

Trabalho premiado: ilustração do episódio do Adamastor

Diogo Fonseca: 5.º classificado no Concurso 500 Anos do Nascimento de Camões

5.º classificado

Diogo Fonseca recebe o prémio referente ao quinto lugar.
 


Trabalho premiado

Camões vivo nas mãos dos nossos alunos

    Entre 2024 e 2026, Portugal assinala o quincentenário do nascimento de Luís Vaz de Camões (1524 ou 1525 – 1580), um dos maiores nomes da literatura portuguesa e autor da célebre epopeia Os Lusíadas.

    No âmbito destas comemorações, os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário participaram no Concurso Comemorativo dos 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões. Esta iniciativa foi promovida em articulação com a biblioteca escolar, os professores do Departamento de Línguas, os docentes de Educação Visual Isabel Cruz e Fernando Taveira, a Associação Ribacvdana – representada pelo seu presidente, Dr. Carlos Vicente – e o Município.

    Os trabalhos desenvolvidos, em número superior a 80, encontram-se atualmente em exposição no átrio do Pavilhão Municipal de Desportos. A todos os participantes deixamos o nosso sincero agradecimento pelo empenho e pela qualidade das obras apresentadas.

    Abaixo, partilhamos uma breve reportagem fotográfica da exposição. 

O dia em que a mata ardeu

Projeto Escola a Ler

    Era uma vez a família Bisnau, que resolveu fazer um piquenique numa mata. 🌳🐦 Porém, infelizmente, não foram cuidadosos com a natureza. De facto, durante o piquenique a família comportou-se de forma negligente: deixou o lixo espalhado pelo chão e o pai Bisnau adormeceu com um cigarro aceso, dando origem a um incêncio na mata. 😮🔥

    Por sorte, um passarinho que estava nas proximidades viu o fumo e chamou rapidamente os bombeiros, que conseguiram extinguir o fogo, salvando parte da mata.

    Agora que já lemos esta história, que nos faz refletir sobre a importância de respeitarmos a natureza 💚🌿 , vamos fazer algumas atividades:

                    . Jogo da forca.

                    . Quiz.

                    . Texto com lacunas.

                    . Aprender a reciclar.

                    . Sopa de letras.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Projeto Escola a Ler

 Pré-escolar

A Cigarra e a Formiga
     Agora que lemos e explorámos a história d' A Cigarra e da Formiga, escrita por Esopo e recontada por La Fontaine, diverte-te a resolver estas atividades:
                       



domingo, 1 de junho de 2025

Concurso de palavras cruzadas

grupo

    No passado dia 27 de maio, teve lugar, no Auditório Municipal de Cinfães, a 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐥 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚𝐬 𝐂𝐫𝐮𝐳𝐚𝐝𝐚𝐬, com o renomeado cruciverbalista 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 𝐅𝐫𝐞𝐢𝐱𝐢𝐧𝐡𝐨. A iniciativa foi organizada pelos professores bibliotecários das sub-regiões do Douro, Tâmega e Sousa, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, e reuniu 𝟕𝟎 𝐚𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝟑𝟕 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐬, 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐚 𝐬𝐮𝐥 𝐝𝐨 𝐩𝐚í𝐬.

    A abertura esteve a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Serafim Rodrigues, que deu o mote para o início das provas, as quais foram acompanhadas e fiscalizadas pelos professores bibliotecários do concelho. Os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Souselo e Cinfães também marcaram presença.

    A tarde contou ainda com um momento cultural a cargo do Curso Instrumentista de Sopro e Percussão da Escola Secundária de Cinfães, sob a direção do professor Daniel Pinto. Participaram nessa final os alunos Íris Lourenço e José Nunes, que representaram, o terceiro cico e o ensino secundário, respetivamente, tendo o segundo ficado no 3.º lugar do escalão que representava.

prova

pensar

sábado, 31 de maio de 2025

Mãe leitora do 1.º A

1.º A

    A sala de aula da turma A do 1.º ano recebeu a visita da mãe de uma aluna, que partilhou com a classe a leitura do livro Cor de Pele, da autoria de Desirée Bela-Lobedde - uma história poderosa que nos convida a refletir sobre as nossas semelhanças e diferenças e procura que as crianças aprendam a ser tolerantes e a respeitar a diferença.

    O primeiro dia de escola chegou, e dentro do estojo... reina a animação! Todos os lápis estão radiantes: finalmente vão sair da caixa para dar cor aos desenhos das crianças! ✏️💛💙❤️ A Cor Amarela pintará o sol de verão, o Azul, o mar e as ondas, enquanto o Vermelho mal pode esperar para pintar um carro muito veloz... E a Cor da Pele? 🤔

Todos iguais

    Nesta cativante história, os mais pequenos aprenderão que não há apenas uma cor de pele - há mil e um tons de pele e existem tantas cores quanto as realidades. A história convida os alunos a abraçar a diversidade, a respeitar as diferenças e a celebrar a igualdade com olhos curiosos e corações abertos. 🎨👧🏽🧒🏻👦🏾

    Desirée Bela-Lobedde é uma escritora e comunicadora espanhola, com raízes africanas e origem guineense-equatoriana. Reconhecida pela sua atuação como ativista antirracista e afrofeminista, desenvolve um trabalho multifacetado que inclui palestras, workshops e apresentações presenciais. Uma das suas obras mais conhecidas é Ser mujer negra en España.

Dia do Autor Português: António Moreira na BE

    Para assinalar o Dia do Autor Português, a biblioteca escolar, em estreita colaboração com o Departamento de Línguas, promoveu encontros especiais com as palavras e os afetos que elas despertam. O convidado foi o professor António Moreira, docente do Agrupamento e autor nas horas em que o silêncio e os pedais permitem que a memória e a imaginação se entrelacem.

    Com várias obras publicadas, onde retrata com sensibilidade e autenticidade as suas vivências raianas, António Moreira, durante as sessões, partilhou o seu percurso literário, falou das raízes que o inspiram e leu um dos seus contos, que ganhou vida ao ser dramatizado pelos alunos.

    No final, os participantes dispuseram ainda de espaço para colocar questões e descobrir os segredos do processo criativo, num momento de verdadeira partilha entre quem escreve e quem sonha, talvez um dia, também escrever.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Mãe leitora do 2.ºA

     Uma mãe da turma A do 2.º ano presenteou os alunos com a leitura do livro A Girafa Pitosga, da autoria de A. H. Benjamin.

    A protagonista da história - uma girafa - simboliza aquelas pessoas que encontram inúmeras desculpas para não usarem óculos. Porém, apesar de toda a resistência inicial, acaba por reconhecer a importância dos óculos para conseguir realizar as suas atividades do dia a dia com normalidade.

    A. H. Benjamin é o autor de diversos livros infantis aclamados no Reino Unido, onde reside na companhia da sua esposa. Pai de quatro filhos e avô de quato netos, ele sabe perfeitamente o que é necessário para contar uma boa história.

    Se tiveres curiosidade em conhecer a história em pormenor, além de poderes comprar o livro, podes visualizá-la no YouTube: A Girafa Pitosga.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Projeto Ler Para Crescer

 As partidas do Sebastião


              Agora que explorámos o livro, vamos resolver atividades bem divertidas!

        1.º ano

* Jogo de memória: https://www.educaplay.com/game/9319227-partidas_de_sebastiao.html

*Ordenação das sequências narrativas: https://learningapps.org/view25364625

* Jogo da forca: https://learningapps.org/watch?v=pr46jwsva22

*Escrita de palavras e frases: https://www.educaplay.com/learning-resources/11918593-as_partidas_de_sebastiao.html

2.º, 3.º e 4.º anos

*Ordenação de Sequência narrativas: https://learningapps.org/view25349500

*Quiz: https://forms.gle/BHqMs88cj6LmATHB8

*Sopa de letras:  https://www.educaplay.com/game/9308191-as_partidas_de_sebastiao.html

Crucigrama:  https://www.educaplay.com/game/9319321-as_partidas_do_sebastiao.html

*Estudo do Meio: animais

quarta-feira, 21 de maio de 2025

O Tesouro

 🌹 25 de Abril – Dia da Liberdade 🌟

Alunos

    Para assinalar esta data tão significativa na História portuguesa contemporânea, a biblioteca  da EB2 📚 dinamizou uma atividade destinada a ocupar de forma educativa os tempos livres dos alunos.

    Assim, foi lido e explorado o livro O Tesouro, de Manuel António Pina, que os conduziu numa viagem ao passado, até à época em que Portugal vivia sob uma ditadura.

25 de abril

    Na obra, Portugal é retratado como o "país das Pessoas Tristes", onde, em tempos, existiu um tesouro precioso que foi roubado tanto a crianças como a adultos: a liberdade🕊️ Até que, um dia, o povo se uniu e encheu as ruas de cravos vermelhos  🌹🌹 , recuperando a alegria e dando vida a um novo país chamado... Portugal.

    «Porque esta história não é uma história inventada. É uma história verdadeira», recorda-nos o autor, deixando um apelo sentido para guardemos o tesouro do 25 de Abril bem fundo no nosso coração. Manuel António Pina foi um escritor e jornalista português, nascido no Sabugal em 1943 e falecido no Porto, em 2012, galardoado com o Prémio Camões um anos antes do seu passamento.

    A obra foi igualmente trabalhada na sala do 1.º A, onde os alunos realizaram diversos trabalhos de expressão plástica inspirados na história.

Fotografia