terça-feira, 2 de abril de 2013

Semana da Leitura 2013

            Decorreu, entre um e quinze de março, mais uma edição da Semana da Leitura, tendo sido várias as atividades dinamizadas no sentido de assinalar a data, subordinadas ao tema do mar.
            Assim, os murais de escrita encheram-se de cor e sabor com as mensagens neles gravadas pelos alunos.

            O fundo documental referente a esta temática foi dado a conhecer através de uma exposição no espaço da biblioteca.

            As turmas do ensino pré-escolar das aldeias da Vermiosa e da Reigada deslocaram-se à biblioteca para participarem na leitura da história “O Dia em que o Mar Desapareceu”, da autoria do escritor José Fanha, realizada pela equipa da BE. Na sequência da interpretação da história, definiram «mar» e coloriram formas de animais marinhos, atividades que foram aproveitadas para a elaboração de um mural. Posteriormente, os alunos visionaram alguns filmes de desenhos animados alusivos ao mar.

            As turmas do 1.º ciclo deslocaram-se à BE para assinalarem a data, participando nas atividades preparadas para os receber:
* Leitura, pelos professores da BE, da obra “O Dia em que o Mar   Desapareceu”;
* Elaboração de trabalhos de expressão plástica, tendo em vista o reconto da história, agora ilustrada pelos alunos. No final, a Equipa produziu um power point constituído pelos trabalhos de cada turma;
* Redação de mensagens para o mural e escrita.
            A turma C do sexto ano, orientada pela respetiva professora de Português, procedeu à recolha de lendas, contos, adivinhas e provérbios sobre o mar e redigiu textos sobre animais bizarros, em virtude de resultarem do cruzamento de animais marítimos e terrestres. De seguida, os alunos traçaram a imagem dos mesmos em trabalhos de expressão plástica.

            Por sua vez, os alunos do 8.º C procederam à recolha de poemas alusivos à temática abordada durante a Semana da Leitura, que foram partilhados, de forma expressiva, na sala de aula. Posteriormente, ouviram e analisaram o tema musical “Ao passar o navio”, interpretado pelos Delfins, audição seguida da resolução de alguns exercícios lacunares e do visionamento de imagens que apelavam à preservação dos oceanos.
            Por último, a turma B do 9.º ano, na BE da Escola Secundária, durante uma aula de Português aí lecionada, desenvolveu uma atividade em torno da obra de três dos maiores vultos da literatura portuguesa ‑ Gil Vicente, Camões e Fernando Pessoa ‑, a partir de excertos de textos seus referentes ao mar. Principiaram por uma singela apresentação dos três escritores, seguida da leitura dramatizada do episódio do Adamastor e do poema “O Mostrengo” e de uma dramatização de um excerto do Auto da Índia. A finalizar, ouviram o tema “Homem do Leme”, na voz do grupo Xutos e Pontapés, e assistiram às atividades que envolveram a turma do 9.º A.

Dia Internacional do Livro Infantil


     Comemora-se, hoje, o Dia Internacional do Livro Infantil. A data assinala igualmente o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Inéditos de Fernando Pessoa


     A revista literária Granta, dirigida pelo jornalista da TSF Carlos Vaz Marques, cujo primeiro número será dado à estampa em maio, irá publicar cinco sonetos inéditos de Fernando Pessoa, apresentados pelos investigadores Jerónimo Pizarro e Carlos Pitella-Leite.

     Esta publicação enquadra-se nos objetivos da revista, que passam pela publicação de bons textos literários inéditos, daí que a intenção seja, de facto, a de publicar um inédito de um autor desaparecido por cada número. Além disso, os responsáveis pela revista encomendarão textos a autores de língua portuguesa.

Benefícios da Leitura


     15 minutos de leitura por dia podem mudar o nosso futuro e afetar positivamente o nosso desenvolvimento.

     De facto, os constantes estudos que são feitos revelam os benefícios que a atividade leitora regular acarreta para o ser humano:

1. Estimula / desenvolve a imaginação e a criatividade: através dos livros soltamos a imaginação e criamos personagens, espaços, lugares...

2. Aumenta o vocabulário: lendo, descobrimos novas palavras, novos significados e novos usos para as que já conhecemos.

3. Facilita a escrita: simplificando, quem lê mais escreve melhor.

4. Melhora a comunicação com os outros: a correção linguística, o alargamento e enriquecimento do vocabulário, a apreensão de novos significados e novas formas de uso enriquecem a comunicação.

5. Amplia o nosso conhecimento / a nossa cultura geral.

6. Desenvolve o repertório: ler significa ter acesso à informação, ao conhecimento, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional.

7. Aumenta o sentido crítico na tomada de decisões: a leitura auxilia-nos a compreender o mundo e nós mesmos.

8. Diverte, entretém, ocupa os "tempos livres".

9. Emociona e causa impacto: qualquer leitor já sentiu alegria ou tristeza após a leitura de um romance, de um poema, de uma peça de teatro.

10. Melhora o rendimento escolar.

100 pessoas

     O sítio 100people.org sugere uma outra forma de abordagem dos dados estatísticos. Assim, em vez de percentagens, apresenta esses dados a partir do número 100.
     Ou seja, no caso das línguas, se o mundo fosse constituído por apenas 100 pessoas, teríamos os seguintes elementos:
          . 12 falariam mandarim;
          . 5 falariam espanhol;
          . 5 falariam inglês;
          . 3 falariam árabe;
          . 3 falariam hindi;
          . 3 falariam bengali;
          . 3 falariam português;
          . 2 falariam russo;
          . 2 falariam japonês;
          . 62 falariam outras línguas.

Morte do papel

     Com o desenvolvimento das tecnologias e, no caso da literatura, o advento do e-book, tem-se prognosticado, sucessivamente, a morte do papel. No entanto, a prática parece desmenti-los e confirmar o dito de Mark Twain quando afirmou que as notícias sobre a sua morte eram nitidamente exageradas.

     Atente-se nos seguintes números, que desmentem o desaparecimento do papel:
  • O consumo médio de papel per capita nos Estados Unidos é de 333 kg e, no resto do mundo, de 48;
  • O escritório sem papel, previsto pela sociedade da informação, não se concretizou. Pelo contrário, estima-se que 95% da informação de negócios é em papel;
  • O utente médio da Web imprime 28 páginas por dia.