terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dia da Filosofia

No dia 19 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Filosofia. Semelhante honraria foi concedida pela Unesco em 2002, como consequência do reconhecimento da importância da reflexão filosófica para a formação de espíritos livres, críticos e informados.
Assim, o Grupo de Filosofia da nossa escola não podia deixar “passar em branco” tão importante data. Decidimos evocá-la de uma forma singela, através de uma animação/decoração de algumas zonas da nossa escola com pequenos aforismos e pensamentos de alguns filósofos que o tempo consagrou.
Com isso, pretendemos que cada membro da comunidade escolar possa ser interpelado, de forma mais ou menos imprevista, pela palavra filosófica. Terão oportunidade de constatar que concordarão com algumas das citações que forem lendo, enquanto outras, de certo, que vos suscitarão discórdia e até mesmo perplexidade. Semelhante dissonância de sentimentos não foi provocada de forma inocente, servirá para sublinhar a diversidade e a riqueza que anima a Filosofia, onde não existe lugar para a univocidade. Daí que a educação filosófica se possa constituir como uma educação para a democracia ao lembrar-nos, a cada passo, que existe sempre um ponto de vista diferente do nosso.

Os Professores: Teresa Marcelino e Nuno Barbosa