terça-feira, 5 de maio de 2015

Os 41 anos do 25 de abril


                A Revolução de abril de 1974 atingiu este ano o 41.º aniversário, uma etapa crucial da História de Portugal mais contemporânea.
                Neste contexto, a professora Maria Rita Granado, na qualidade de dinamizadora do Clube de História e em articulação com a docente Célia Ribeiro, responsável pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, proporcionou aos alunos o visionamento do filme Capitães de Abril, na BE da Escola N.º 2. A sessão teve lugar no dia 29 de abril, pelas 14h30m, e nela participaram os alunos do 5.º ano, turmas A, B e C, que frequentam as aulas de Apoio ao Estudo, as tutorias e o apoio prestado pela docente de Educação Especial. Após o visionamento do filme, foi desenvolvido um pequeno debate com os alunos, destinado a esclarecer alguns aspetos da película, seguida de uma atividade lúdica.

                Com esta atividade e como a escola não é apenas um espaço de aquisição de conhecimento, mas também um espaço de educação para a vida, de desenvolvimento harmonioso da personalidade e de formação de um cidadão livre e responsável, pretendeu fomentar-se nas crianças a noção do exercício pleno dos seus direitos, no respeito pelos seus deveres.