terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dia Mundial do «Braille»

          Assinala-se hoje, 4 de Janeiro, o Dia Mundial do Braille, em homenagem a Louis Braille (1809 - 1852), o criador dessa fabulosa ferramenta que permite aos invisuais os actos da escrita e da leitura.

          Actualmente, a tecnologia permite que a escrita possa ser assegurada através de impressoras especiais em braille ligadas a computadores portadores de software específico, a partir da digitação do texto ou do seu reconhecimento óptico.

          Existem também o Braille Virtual , um curso gratuito on-line que é destinado à difusão e ensino do sistema braille a pessoas não portadoras da deficiência, simplesmente curiosas ou interessadas na sua aprendizagem ou que convivem com invisuais, como, por exemplo, professores.

Newsletter RBE n.º 6


          Já saiu a newsletter RBE n.º 6, respeitante ao mês de Dezembro.

          Além do editorial, onde se traça o contraste entre o antes e o após RBE, nela é possível encontrar uma secção de artigos sobre temas diversos, outra de notícias, além de um dossier dedicado ao tema da cooperação - com Timor e Moçambique, com as bibliotecas municipais, com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e com o Instituto Nacional de Estatística: