sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Asteroide ou sonda extraterrestre?


     Os cientistas andam intrigados a propósito do Oumuamua, um objeto espacial do tamanho de um estádio de futebol que foi observado, a 23 de novrmbro de 2017, pelos telescópios situados no Hawai, muito perto do Sol.
     O objeto avermelhado, cujo remete para uma palavra havaiana que significa "batedor" (no sentido militar ou geográfico, isto é, "reconhecedor de espaço"), foi considerado inicialmente um asteroide à deriva peço espaço. No entanto, a sua velocidade elevada, trajetória incomum, forma achatada como um charuto e o facto de ser, aparentemente, desenhado contrariam essa hipótese e apontam antes para a possibilidade de se tratar de uma sonda ou nave espacial.
     Para adensar o mistério, uma equipa de cientistas detetou, através de cálculos matemáticos, quatro planetas anões que podem ser o berço desta "máquina voadora".
     Recentemente, uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard publicou um artigo científico na revista The Astrophysical Journal Letters, sugerindo que, muito provavelmente, estamos na presença, de facto, de uma sonda e, a julgar pelas mudanças de velocidade observadas, a funcionar em perfeitas condições.
     Estaremos, assim, perante uma visita extraterrestre ao nosso sistema solar?
     O artigo, no original inglês, pode ser lido aqui [artigo].