terça-feira, 4 de junho de 2019

Breve documentário sobre Agustina Bessa-Luís

Faleceu Agustina Bessa-Luís


     Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922, e partiu ontem, 3 de junho de 2019, aos 96 anos, no Porto.

     Os seus romances, cujo expoente é a obra Sibilia, a qual fez parte durante anos do currículo da disciplina de Português, tratam de problemas de identidade, de problemas de relações homem-mulher; de relações do homem português com a sua história e algumas das suas personagens; com os meandros da sociedade e do jogo de forças que existe na sociedade portuguesa, além do tema da família e das suas tensões internas.

     Agustina estava afastada da escrita e da vida pública desde 2006, após ter sido acometida de um AVC. De acordo com Lourença Baldaque, sua neta, "deixou completamente de escrever, de ler, de querer estar interessada na literatura". Foi uma vontade de parar e de descansar.

     Desde ontem, descansa eternamente no Olimpo dos escritores.

Análise do soneto "Está o lascivo e doce passarinho"


Trabalho da autoria de Bia Santos, n.º 2, 10.º A/B

Plantas


     Neste post, vais encontrar exercícios de Ciências Naturais do 5.º ano sobre o tema Plantas.

     Para os realizares, só tens de seguir o link [Plantas] ou dirigir o teu telemóvel para o QR CODE:

Comparative of superiority

     Neste post, podes encontrar exercícios de Inglês do 7.º ano sobre o tema comparative of superiority.

     Para os realizares, só tens de seguir o link [comparative of superiority] ou dirigir o teu telemóvel para o QR CODE:

Desafio Literacia 3Di: final nacional


     O nosso agrupamento esteve representado, no passado dia 17 de maio, na fase nacional do Desafio Literacia 3Di, que decorreu em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, pela aluna Beatriz Monteiro, do 7.º A.

     A Beatriz, tendo sido apurada para representar o distrito da Guarda, prestou provas ao nível da leitura e, para além disso, pôde desfrutar das atividades disponibilizadas pelo museu de Ciência Viva.


     A organização do evento premiou-a com um telemóvel Samsung Galaxy 6 e um cheque no valor de 40 euros para usar na aquisição de material oftalmológico.

     Reiteramos os nossos parabéns à Beatriz pelo seu empenho e por ter representado de forma tão digna o nosso agrupamento de escolas, bem como o distrito da Guarda.