quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Dia Nacional da Cultura Científica

 

    No dia 24 de novembro, os alunos da turma CEF, no âmbito das disciplinas de Físico-Química e MEF e em articulação com a Biblioteca Escolar, assinalaram o Dia Nacional da Cultura Científica com uma pequena exposição de livros sobre esta temática e uma amostra de experiências.

    Relembramos que esta iniciativa, da qual se assinala o vigésimo quinto aniversário, foi criada por iniciativa do então Ministro da Ciência, José Mariano Gago, em homenagem ao divulgador de ciência, professor e poeta Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data. A biografia do autor foi divulgada em formato QR CODE.

Leitura orientada de "A Aia"

        As turmas do 9.º ano efetuaram, na sala de aula, a leitura do conto A Aia, de Eça de Queirós, tendo sido explorada cada uma das categorias da narrativa, os recursos expressivos, bem como a mensagem veiculada pelo texto.

    No final, resolveram um questionário de verificação de leitura criado pela professora bibliotecária, em colaboração com a docente de Português, usando o Google Forms.

    O resultado da atividade pode ser visto nas imagens aqui reproduzidas e que atestam também como é possível usar os meios tecnológicos mais básicos hoje ao nosso dispor para promover uma competência fundamental como é a leitura.