segunda-feira, 14 de setembro de 2015

4 razões para não abandonar a leitura


1 – Conhecimento
Os livros têm a capacidade de ampliar o repertório cultural fazendo com que tenha acesso a diversas áreas do conhecimento ao longo de uma só leitura. Em geral, as pessoas que leem frequentemente possuem assuntos abrangentes e têm mais hipóteses de obterem um bom desempenho em provas mais extensas como os exames, por exemplo.

2 - Pensamento crítico
É muito provável que desenvolva uma reflexão crítica sobre as principais temáticas que podem aparecer durante a leitura. Os livros podem mudar a visão de mundo do leitor fazendo com que ele encare muitos assuntos com uma perspetiva diferente.

3 - Exercício mental
Ler é uma ótima forma de estimular a atividade mental já que, além de ampliar o vocabulário, desenvolve as habilidades de escrita e aumenta a capacidade de interpretar textos. Além de ser um ótimo exercício para manter o cérebro ativo, a leitura é capaz de despertar a criatividade e a imaginação no leitor, estimulando o seu pensamento inovador, de forma a que ele sempre tenha novas ideias.

4 - Alívio do stresse

A leitura pode diminuir os sintomas de stresse acumulados ao longo de uma semana intensa de trabalho ou de estudos. Além disso, ler um pouco antes de dormir pode ajudá-lo a adormecer mais facilmente, fazendo com que acorde mais bem-disposto no dia seguinte.

Modelo de Pesquisa e Tratamento de Informação