terça-feira, 4 de novembro de 2014

"Para mim a biblioteca é..." (I)

“Já vi gente a sair de dentro de um livro”
(Valter Hugo Mãe)

As bibliotecas são como lugares de viagem. As pessoas entram e saem, ficando com os conhecimentos que adquiriram e as histórias que leram.
Os livros contam histórias com as quais, por vezes, nos identificámos. Histórias que nos emocionam e despertam em nós os mais variados sentimentos.
As bibliotecas e os livros têm uma relação muito próxima, comparável à que existe entre os filhos e as mães. Nelas encontramos os livros que nos permitem viver e sonhar como se fôssemos personagens das histórias contadas. Na verdade, todos nós já lemos livros que foram importantes na nossa vida e que nos marcaram.
Na sociedade atual, conhecemos pessoas para quem os livros contam e para outras nem por isso, mas, na realidade, “ler é esperar por melhor”, esperar por mais cultura, mais oportunidades na vida.

Catarina 11.º B


Outubro, mês das bibliotecas escolares


No decorrer do mês de outubro, mês das bibliotecas escolares, nas bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, realizaram-se várias atividades que permitiram descobrir de uma forma mais atrativa estes espaços, as suas diferentes áreas e os seus variadíssimos recursos.
Os alunos dos 3.º e 4.º anos estiveram envolvidos numa atividade de leitura e exploração temática do livro Desculpa-me… Por acaso és uma bruxa, da autoria de Emily Horn e Pawey Pawlak. As turmas do 5.º ano visionaram o filme “The Fantastic Fling”, enquanto os alunos do 7.º realizaram um bibliopaper.
Por outro lado, as turmas dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos participaram no concurso de cartazes publicitários subordinado ao lema “BE – centro de conhecimento.”, elaborados nas aulas de Oficina de Artes, Educação Tecnológica e Visual.
Também para assinalar a importância das bibliotecas, foi proposto como tema para o mural de escrita “Para mim a biblioteca escolar é…” e os alunos do 11.º B, nas aulas de Literatura Portuguesa, elaboraram textos sobre a mesma temática.

Onda Pina


     Uma iniciativa do Museu Nacional da Imprensa pretende que, no próximo dia 18 de novembro, as escolas / os agrupamentos escolares assinalem o 71.º aniversário do nascimento do jornalista e escritor Manuel António Pina, lendo poemas da sua autoria, ou desenvolvendo outras atividades que tenham por base a vida / obra do autor.
     Essas atividades poderão ser divulgadas posteriormente numa página do Facebook a criar especialmente para o efeito e no sítio do MNI.

A Biblioteca é...