quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Desafio Dia Europeu das Línguas - SOLUÇÃO

1 - b - Actualmente, existem na Europa cerca de 225 línguas nativas, que representam cerca de 3% das línguas faladas no planeta.

2 - d - De acordo com dados do ano 2000, existiam no mundo 6809 línguas, faladas em 228 países. Este número inclui 114 línguas gestuais.

3 - a - No ano 2000, o número de falantes de mandarim roçava os 885 milhões.

d - a - O italiano é a língua materna de cerca de 16% da população europeia. O castelhano e o português europeu são a língua materna, respectivamente, de 11% e 3% da União Europeia.

5 - b -

6 - c - O português é falado por cerca de 200 milhões de habitantes, constituindo a terceira língua europeia mais falada no mundo.

7 - a - A maior parte das línguas europeias socorre-se do alfabeto romano. Usam a escrita cirílica o russo e outras línguas eslavas, enquanto o grego,  o arménio, o geórgio e o yiddish possuem os seus próprios dialectos.

8 - c - Este número justifica-se pelo facto de em diversos países europeus existirem línguas minoritárias. Por exemplo, em Portugal existe o mirandês.

9 - a - Na Ásia, falam-se 33% do número total de línguas do mundo.

10 - c - Determinados especialistas afirmam que cerca de metade das línguas mundiais desaparecerá durante o presente século.