sábado, 2 de julho de 2011

MENTIRAS E TRAIÇÕES, por Sofia Gabriel

          Nora Roberts, escritora de grande sucesso e prestígio, alcançou uma enorme fama perante a sociedade com o lançamento do seu livro Mentiras e Traições, editado pela Ulisseia. Esta obra não contém um só tema; aborda toda a vida do ser humano, as mentiras, a traição, o dinheiro, o poder, o amor e todos os sentimentos que o consomem.
          O livro retrata a vida de duas mulheres, mãe e filha - Naomi e Kelsey. Esta passou toda a sua vida rodeada de regras e "presa" a tudo o que a avó desejava: era obrigada a frequentar os sítios que a família permitia e obrigava e, principalmente, era obrigada a gerir a sua vida em função do prestígio e nome de família. Kelsey perdeu a mãe aos três anos (pelo menos era o que pensava), foi sempre uma excelente aluna e filha, respeitando o facto de o seu pai ter casado com outra mulher, que já tinha um filho, e acabou por casar com um jovem proveniente de uma família amiga da sua. Passados dois anos e após uma traição do marido, ela atravessou uma dura fase, correspondente ao divórcio, e recebeu uma carta da sua mãe, que julgava morta há dezenas de anos.
        Kelsey decidiu, então, procurá-la. Quando se encontraram, devorou-a com perguntas. Naomi contou-lhe que tinha estado presa durante todos aqueles anos devido a ter assassinado um homem. Não obstante esta revelação, Kelsey decidiu lutar pela inocência da mãe e provar que esta apenas  agira em auto-defesa.
          Durante a luta travada em nome da inocência da sua mãe, foi viver para uma quinta, acabando por se apaixonar por Gabe, o dono de outra quinta. Entretanto, descobriu um enorme segredo: Naomi fora vítima de um esquema tramado pela avó de Kelsey, na altura sua sogra, para separar os pais da jovem. O esquema consistia no pagamento de milhões de euros a um profissional com o objectivo de a seduzir e a violar para que ela, uma mulher que andava sempre armada, o matasse.
          A forma como Nora Roberts escreve deixa-nos hipnotizados e consumidos pela vontade de terminar a leitura do livro, na expectativa de saber o que vai acontecer, tentando adivinhar o segredo. A maneira como retrata as personagens é mágica e permite reflectir acerca do que cada um quer realmente da vida. Em suma, não se trata apenas de um romance que retrata uma traição ou uma história de amor, mas de um livro que explana uma história de vingança, medo e sofrimento.

Pessoa em Diálogo