terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sítios de interesse para a disciplina de Francês

Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina


     O Museu Nacional da Imprensa promove, a partir do dia 14 de fevereiro, o Concurso de Textos de Amor Manuel A. Pina,em homenagem ao jornalista e escritor falecido em 2012.
     A iniciativa, especial para o Dia dos Namorados, prolonga-se até 20 de Fevereiro, em busca de textos de amor originais. O melhor será premiado com uma viagem à Madeira para duas pessoas.
     Durante a “semana dos namorados”, o museu está aberto à receção de textos originais alusivos ao amor e os visitantes poderão imprimir poemas de diversos autores (Camões, Florbela Espanca, Bocage, Pessoa, Eugénio de Andrade e Manuel António Pina), nos prelos-relíquia do Museu.
     Dirigido aos cidadãos portugueses de qualquer idade, o concurso, já na 14.ª edição, vai premiar os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa.
     Os prémios são viagens (à Madeira e cruzeiro no Douro) e livros.
     O Museu Nacional da Imprensa pretende, com esta iniciativa, estimular a revelação de novos autores, apelando à escrita de textos de caráter amoroso.
     Os textos concorrentes devem ser registados num impresso próprio, disponível nas instalações daquele Museu e no seu sítio oficial (www.museudaimprensa.pt), onde está patente o regulamento.
     As edições anteriores têm sido progressivamente mais participadas e em 2013 foi atingido um número recorde de 900 textos. Em 2011 foi editado um livro com os 75 textos premiados durante a primeira década do concurso.
     A edição de 2014 é apoiada por várias entidades, designadamente a Club Tour, a Tomaz do Douro, a Via d’Ouro, o Four Views Hotels, o Grande Hotel do Porto, o Jornal de Notícias, a Porto Editora, o ISMAI, o Instituto Multimédia, o Metro do Porto e o Plano Nacional de Leitura.

     Manuel António Pina foi membro do Júri durante as primeiras nove edições do concurso. Têm participado como jurados Pires Laranjeira, Maria Glória Padrão, Ana Sousa Dias e Fernando Pinto do Amaral, além do Diretor do Museu, Luís Humberto Marcos.