sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Grandes autores brasileiros - Curiosidades

          A literatura brasileira, cujas origens radicam na portuguesa, legou ao mundo uma plêiade de grandes escritores. O blogue Livronauta apresenta um conjunto de curiosidades sobre alguns dos maiores vultos literários do «país irmão»:
  • Machado de Assis teve uma infância sofrida por causa da pobreza. Além disso, era miope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, o escritor foi acometido por uma das suas piores crises intestinais, com complicações para a sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance à esposa, Carolina.
  • Graciliano Ramos era um ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica. Por insistência da sogra, casou na igreja com Maria Augusta, católica fervorosa, mas exigiu que a cerimónia ficasse restrita aos pais do casal. No segundo casamento, com Heloísa, evitou transtornos e optou logo pelo casamento religioso.
  • Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (Rio de Janeiro), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. “Se não fizer isso, saio matando gente pela rua”, dizia. Certo dia, estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. “Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha.”
  • Clarice Lispector, entre outras peculiaridades, costumava, com assinalável frequência, quando convidada para jantar em casa de amigos, ir embora antes de a refeição ser servida.
  • Mário de Andrade provocava ciúmes no antropólogo Lévi-Strauss dado que era muito amigo da sua esposa, Dina. Só depois da morte do escritor o francês descobriu que se preocupava em vão, pois aquele era homossexual.
  • Para autorizar a adaptação da sua obra Gabriela, Cravo e Canela para a televisão, Jorge Amado impôs que o papel principal fosse dado à actriz Sónia Braga. Questionado pelos jornalistas acerca da razão de tal exigência, o escritor respondeu: “O motivo é simples: nós somos amantes.” Todos ficaram de boca aberta. O ambiente ficou mais pesado quando Sónia apareceu. Porém, Jorge Amado levantou-se e, muito formal, cumprimentou-a: “Muito prazer, encantado!” A sua afirmação era uma piada. Os dois não se conheciam até então.

Livronauta


          Livronauta é um sítio brasileiro que compra e vende livros e usados, ao qual está associado um blogue, com o mesmo nome.

O livro e os motins na Inglaterra

          Comentário de um funcionário de uma livraria londrina: «Nós (a livraria) continuaremos abertos; se eles roubarem alguns livros, talvez aprendam alguma coisa