quarta-feira, 19 de julho de 2023

O Gigante Egoísta


    As duas turmas do quarto ano, no espaço da biblioteca escolar, participaram numa sessão de leitura, tendo por base o conto O Gigante Egoísta, da autoria de Oscar Wilde.


    A exploração da obra foi feita através do diálogo e, posteriormente, foram resolvidos vários exercícios de interpretação.

    Oscar Wilde foi um escritor de origem irlandesa, nascido em outubro de 1854, em Dublin, e falecido em novembro de 1900, na cidade de Paris. A sua obra mais conhecida é O Retrato de Dorian Gray, um romance controverso que gira em torno da busca da eterna beleza e juventude e que leva a personagem principal, Dorian Gray, a vender a sua alma ao Diabo, para deste modo garantir que um seu retrato envelheça por si. O desejo é concedido e Dorian entrega-se a uma vida de excessos e prazeres, enquanto o seu retrato envelhece e «sofre» tudo de mau que corrompe a sua alma. Porém, tudo na vida tem o ser verso...

    Neste conto, conhecemos a história de um gigante que tinha um jardim muito bonito e onde as crianças brincavam todas as tardes.
    Passados sete anos, o Gigante regressou ao seu castelo depois de um alonga viagem e não gostou de ver as crianças a brincar no seu jardim, por isso decidiu expulsá-las e construir um muro em torno do espaço e colocou um aviso que proibia a entrada lá e ameaçava quem o ousasse fazê-lo.
    O conto é uma história clássica sobre o egoísmo e a falta de compaixão que procura ensinar sobre como podemos ser melhores como pessoas, cultivando a empatia com os outros.