segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Porque prefere o cérebro o papel?

eBook-vs-Paper

     "O cérebro humano pode perceber um texto na sua totalidade como uma espécie de paisagem física. Quando lemos, construímos uma representação mental do texto...".

     Um artigo muito interessante que procura explicar a razão por que o cérebro, de facto, parece preferir o livro em suporte papel a outros formatos. 

     Ler mais aqui. »»»

O texto narrativo: 3.º e 4.º anos


     Estamos perante uma animação interessante sobre a introdução às denominadas categorias do texto narrativo junto dos alunos dos 3.º e 4.º anos.
     O vídeo começa por um momento teórico-explicativo, seguido da leitura do conto "O Patinho Feio" e, por último, uma aplicação prática ao texto dos conteúdos teóricos abordados na primeira parte.


Concurso Nacional de Leitura 2015/2016 (1.ª fase)

No dia 15 de janeiro, na Biblioteca da Escola Secundária, decorreu a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura, com a participação de alunos do 3.º ciclo (Ana Margarida Moutinho, Bia Santos, Isa Reis, Joana Coelho e José Guilherme Alves) e do secundário (Natacha Baptista, Ricardo Rolim e Vera Gonçalves).
Os alunos realizaram a prova escrita e a prova oral sobre as obras: Uma questão de cor, de Ana Saldanha (3.º ciclo), e Crónica de uma morte anunciada, de Gabriel Garcia Márquez (secundário).
Realizadas e avaliadas as provas pelas professoras Célia Ribeiro, Anabela Santos e Ascensão Pires, ficaram apurados os alunos Ana Margarida Moutinho, Joana Coelho e José Guilherme Alves (3.º ciclo); Natacha Baptista, Ricardo Rolim e Vera Gonçalves (secundário).
Obrigada a todos, aos participantes, que dedicam parte do seu tempo à leitura, e aos que os incentivam. Continuem a acreditar que ler é “crescer”!