quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura: 1.ª fase

          Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura - em articulação com a RTP, com a DGLB e com a RBE - promove, no presente ano lectivo, mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura, ao qual o nosso Agrupamento de Escolas se associou pelo segundo ano consecutivo, com o objectivo de estimular a prática e o gosto de leitura entre os alunos.

          Este concurso é constituído por três fases: a de escola, a distrital e a nacional. A primeira fase decorreu ontem, dia 5 de Janeiro, pelas 14, 30 horas, no auditório da Escola Secundária, com os alunos divididos em duas categorias. Os do terceiro ciclo tiveram de ler uma obra - O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry - e o conto “Vicente”, de Miguel Torga, enquanto os do ensino secundário se debruçaram sobre um texto de Eça de Queirós - “O Moinho” - e uma obra de Gabriel García Márquez - Crónica de uma Morte Anunciada.

          Após a selecção, efectuada por um júri a partir de uma prova escrita que aferiu a leitura das obras e de uma singela prova oral, constituída pela leitura de um extracto textual, os alunos apurados para a fase distrital foram os seguintes:

     . Terceiro ciclo:
  • Sara Barroco (7.º B);
  • Sara Meireles (7.º B);
  • Andreina Cavaleiro (9.º A).
     . Ensino secundário:
  • Rafael Pereira (10.º A);
  • João Pinto (12.º B).

Quem sou eu?