quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Comunicação

Dia do Autor Português

          Celebrou-se, no dia 22 de Maio, o Dia do Autor Português. Para assinalar a efeméride, a BE trouxe à Escola Secundária, no dia 27, dois escritores naturais do concelho - a professora Cláudia Dias e António Fonseca - a fim de apresentarem as suas obras mais recentes e sobre elas dialogarem com os alunos presentes.
          Assim, a professora Cláudia Dias debruçou-se sobre os seus dois últimos títulos: Guia das Plantas Aromáticas e Medicinais e Aromas e Sabores. No primeiro, a autora apresenta um extenso índice de plantas, procedendo de seguida à sua descrição ilustrada e ao modo de secagem, conservação e formas de protecção e utilização. No segundo, debruça-se sobre os valores naturais do concelho, nomeadamente a sua flora natural, as espécies endémicas e outras de distribuição rara
          António Fonseca, por seu turno, dissertou sobre a sua obra poética, O Silêncio das Palavras, obra que já mereceu destaque em diversas circunstâncias no presente ano lectivo e da qual transcrevemos algumas poemas num «post» anterior.
          Os discentes colocaram-lhes várias perguntas, dirigidas, preferencialmente, ao conhecimento das emoções, as motivações e as dificuldades da escrita, bem como os aspectos mais práticos da publicação de um livro.
          Foi um momento enriquecedor. Os agradecimentos da BE aos escritores pela sua disponibilidade e pela forma entusiástica e empenhada como dinamizaram a sessão.

Contador de Histórias

          As bibliotecas escolares das escolas EB2 e EB3 e Secundária, no intuito de sensibilizar os pais e encarregados de educação para a importância da promoção da leitura no seio da família, convidaram Filipe Lopes, do grupo O Contador de Histórias de Tomar, para animar uma sessão sobre a temática, denominada Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias.
          A sessão decorreu no dia 2 de Junho e nela participaram vinte e sete pessoas, sendo a esmagadora maioria constituída por pais e / ou encarregados de educação, que se divertiram (como a fotografia demonstra) e aprenderam algumas formas de cativar os mais jovens para o prazer da leitura.