quarta-feira, 25 de maio de 2011

Philip Roth vence o Man Booker International 2011

          Philip Roth, escritor americano, foi galardoado com o prémio Man Booker International 2011, embora a decisão não tenha sido pacífica, dado que Carmen Callil, um dos três membros do painel de jurados tenha recusado esse papel no momento em que soube o nome do agraciado. Para a autora e editora, Roth é um caso de «o rei vai nu», pois a maioria dos seus livros repete os mesmos temas.

          Seja como for, Roth vai levar consigo 67 mil euros, o valor do prémio, que premeia o conjunto da sua obra, da qual se destacam títulos como Goodbye, Columbus e Nemesis. Da short list faziam parte doze nomes, entre eles, além do do próprio Roth, os de David Malouf, Anne Tyler e John le Carré, embora este tenha solicitado a não inclusão do seu.

          Relembremos que este prémio foi criado em 2005 e é atribuído de dois em dois anos: no primeiro ano, foi contemplado o escrito nigeriano Chinua Achebe; em 2007, foi a vez de Ismail Kadare e, em 2009, de Alice Munro.

          Philip Roth nasceu em Março de 1933, em Nova Jersey. O seu primeiro sucesso surgiu após a publicação do romance Goodbye, Columbus, um retrato humorístico e irreverente da vida dos judeus na América no pós-guerra, contemplado com o National Book Award para obras de ficção. Ao longo dos anos, outras obras e prémios se sucederam.

Retratos da Feira do Livro