terça-feira, 16 de abril de 2013

Concurso Nacional de Leitura 2013 - Fase distrital

     No passado dia 5 de abril, os alunos que ficaram apurados para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (Manuel Dias, 7.º B; Mariana Coelho, 7.º C; Carolina Gomes, 8.º C), acompanhados pelas professoras da Equipa Pedagógica da Biblioteca, deslocaram-se a Aguiar da Beira prestar provas, na respetiva Biblioteca Municipal.
     Às 13:30 horas, os alunos realizaram a prova escrita sobre as obras escolhidas para o 3.º ciclo: As Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira, e O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. A primeira obra é uma espécie de reverso do conto maravilhoso, repleto de seres e situações surreais. A segunda, numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico. Nos títulos dos livros, refere-se o nome das personagens principais de cada uma das histórias.
     Enquanto os alunos realizavam a prova escrita, os professores tiveram a oportunidade de participar em ateliers de artesanato, no Centro Cultural. Foi uma forma de conhecer a cultura e os hábitos das gentes do concelho de Aguiar da Beira.
     A tarde prosseguiu com momentos de animação, a cargo do contador de histórias, humorista e autor Jorge Serafim, que tem percorrido o país de norte a sul, efetuando inúmeras sessões de contos e é presença assídua em programas televisivos.
     Terminadas as atividades, todos os elementos envolvidos nesta fase distrital do Concurso Nacional de Leitura confraternizaram num lanche-convívio, no salão da Câmara Municipal, servido pelos alunos do curso profissional de Restauração do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira.
     Agradecemos aos alunos que participaram nesta atividade e esperamos que, no próximo ano letivo, haja mais inscrições!... Endereçamos também os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que mais uma vez cedeu o transporte.

A necessidade da poesia

«Let me start with this: We need poetry. We really do. Poetry promotes literacy, builds community, and fosters emotional resilience. It can cross boundaries that litle else can. April is National Poetry Month. Bring some poetry into your hearts, homes, classrooms and schools.»
     Este é o início de um texto de Elena Aguilar, que pode ser lido aqui, no qual chama a atenção para a importância da presença da poesia nas nossas escolas.

Chá com Livros