quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Quiquiriqui


    As turmas do pré-escolar do Agrupamento deslocaram-se à biblioteca no dia 23 de novembro para assistirem à leitura orientada do livro Quiquiriqui, de Marisa Núñez.

    A sessão teve início com a exploração da capa da obra. De seguida, foi efetuada a leitura do livro pela PB, tendo sido sempre dada oportunidade aos alunos para a anteciparem através da exploração das imagens. No final da leitura, os alunos concluíram que é importante partilhar e cumprir a promessa feita.

    Depois, coloriram elementos como morangos, fatias de laranja e folhas para decorarem um bolo. Já na sala de aula, foi resolvida uma ficha cujo objetivo era identificar as personagens que participaram na história e resolver um jogo de memória disponibilizado no blogue da biblioteca escolar.

Leitura Orientada: A ovelhinha preta

    No dia 24 de novembro, a professora bibliotecária deslocou-se à sala do 1.º ano da EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo para efetuar a leitura do livro A ovelhinha preta, de Elisabeth Shaw.

    A atividade teve início com uma breve apresentação da autora, seguida da exploração dos elementos paratextuais.

    Posteriormente, foi feita a leitura do texto pela professora bibliotecária, mostrando cada uma das páginas e as suas ilustrações, de modo a assegurar a atenção dos alunos e a compreensão da história.

    Terminada a leitura, foi resolvida uma atividade destinada a organizar as sequências narrativas e duas de expressão plástica.

    Por fim, os alunos resolveram um  jogo de memória criado na app Educaplay.