terça-feira, 14 de outubro de 2014

5 de Outubro


          No sentido de evocar “A Queda da Monarquia e Implantação da República” em Portugal, facto histórico que ocorreu no dia 5 de Outubro de 1910, as professoras responsáveis pela Biblioteca Escolar e o Clube de História, Célia Lopes e Maria Rita Granado, levaram a cabo algumas atividades na Biblioteca da Escola n.º 2.
         Foram desenvolvidas diversas iniciativas:
·        Exposição de documentos relativos ao acontecimento.
·        Exposição de livros sobre o mesmo.
·        Fichas de trabalho e jogos educativos para os alunos realizarem durante o período de permanência na Biblioteca Escolar.
         Com estas atividades e como a escola não é apenas um lugar para adquirir conhecimento, mas também um lugar de educação para a vida, pretendeu-se dar a conhecer às crianças o antes e o após o 5 de Outubro de 1910, em que havia um rei a governar e uma monarquia hereditária, ao que sucedeu uma forma de governo com um Presidente da República.
        A melhor conceção de educação é aquela que promove o pleno desenvolvimento da personalidade da criança e do jovem, para o preparar para tomar o seu lugar na sociedade como cidadão livre e responsável, e estas atividades são do maior interesse para a sua formação.