segunda-feira, 19 de maio de 2014

Correção do exame nacional de sexto ano - 2014

Grupo I

1.1. a importância do cavalo na vida do ser humano.

1.2. inigualável.

1.3. apresentar um exemplo.

1.4. metáfora

1.5. as causas do fascínio do ser humano pelo cavalo.

2.
     C
     E
     B

3. "Era um cavalo tão preto, tão preto que parecia azul, da cor das noites profundas."

4. O rapaz pôs-se em bicos de pé, abriu a porta ao cavalo e pediu que lhe dessem alimento e abrigo.
O cavalo relinchou, aproximou-se do rapaz e lambeu-lhe a testa e os cabelos.

5. O rapaz e o cavalo tinham uma relação especial, pois o animal não deixava que ninguém o montasse, porém permitiu que o rapaz o fizesse.

6. O nome "Cavalo da Noite" é adequado, visto que ele apareceu de madrugada (noite). Por outro lado, a sua cor também permite associá-lo à noite.
Por sua vez, o nome "Pégaso" revela-se igualmente adequado, já que o animal, por um lado, era bastante veloz e, por outro, parecia o cavalo da Grécia antiga.

7. O rapaz abraçou o cavalo e chamou-o pelo seu nome, porque se sentiu feliz com o regresso inesperado do animal, com quem tinha construído uma relação especial.

8.
     2.º momento: A relação de amizade e cumplicidade entre o rapaz e o cavalo.
     3.º momento: O desaparecimento do cavalo.
     4.º momento: O regresso do cavalo.



Grupo II

1. Os cavaleiros e competição partiriam, como habitualmente, a galope.

2.
     Derivação: cavalariça, desaparecimento, reencontro.
     Composição: cavalo-marinho, madrepérola, zoologia.

3.1. tinham

3.2. ficaram

4. O deserto é atravessado por muitos cavalos.

5. de liberdade

6.  A tua última vitória, cavaleiro, surpreendeu o público.

Correção do exame nacional de 4.º ano - 2014

Caderno I

Grupo I

Parte A

1.1. apresentar ao leitor o assunto que é tratado ao longo do texto

1.2. deslocando-se de um lugar para outro.

1.3. informa sobre o modo como as sementes se espalham.

2. A maior parte das plantas recorre a técnicas para dispersar as sementes. Umas produzem sementes que têm pelos; outras produzem sementes que têm asas e são levadas pelo vento. Há, ainda, algumas plantas que espalham as sementes através da água, enquanto outras usam mecanismos de mola. Existem também sementes que, por terem um revestimento que pode servir de alimento, são levadas por certos animais para locais subterrâneos, onde acabam por germinar.



Parte B

3.1. punha-se a pensar nos seus afazeres.

3.2. sombrio e inexplorado.

3.3. num local isolado.

4. "... despedia os seus raios mais fortes.»

5.1. A personagem que provocou o acontecimento inesperado foi um pássaro, porque largou, sem querer, uma semente, que caiu na floresta.

5.2. Um girassol nasceu na floresta.

6. O girassol corria o risco de não crescer, porque a semente caiu num lugar escuro, onde era difícil a luz do Sol e o calor chegarem, para que ela pudesse germinar.

7. O Sol mandou embora as nuvens para poder brilhar mais intensamente e dirigiu todos os seus raios na direção do vale.

8. O Sol conseguiu transformar a floresta, pois «Os velhos troncos secos, escuros e tristes não resistiram: romperam em milhares, milhões, uma infinidade de folhinhas, tenras como seda e brilhantes como pequenas pérolas.».

9.



Grupo II

1. pérolas, amarelíssima, árvores

2.
     Palavras com prefixo:
          - incapaz
          - desinteresse
          - reencontro
     Palavras com sufixo:
          - misterioso
          - rapidamente
          - lutadora

3. Os rouxinóis cantores e os chapins azuis escondem-se dos falcões velozes.

4.
Pronomes
Demonstrativos
Pronomes
Pessoais
Pronomes
Possessivos
aquele
o
meu
esta
ele
nosso

5.
     Pretérito imperfeito do indicativo
     As aves punham as sementes em sítios escondidos e faziam os seus ninhos nos ramos mais altos.
     Presente do indicativo
     As sementes caem na orla da floresta, mas não têm medo da escuridão.

6. Ó António, procura o livro dos girassóis.

7. Sujeito: "O calor do Sol"