terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura 2012 - 1.ª fase

     No dia 4 de janeiro de 2011, decorreu, no auditório da Escola Secundária, a 1.ª fase de mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura. Neste primeiro momento, as provas basearam-se nas obras O Guarda da Praia, de Maria Teresa Maia Gonzalez (3.º ciclo), e O Velho que lia Romances de Amor, de Luís Sepúlveda (ensino secundário). Estas obras foram selecionadas pela equipa da BE, em colaboração com o Departamento de Línguas.
     No terceiro ciclo, ficaram apuradas, para participarem na fase distrital deste concurso, as alunas Susana Henriques, do 7.º B, Rita Arcanjo, do 9.º A, e Beatriz Santos, do 9.º B. No secundário, ficaram apuradas as alunas Ariane Romoaldo e Andreína Cavaleiro, do 10.º A, e Sofia Gabriel, do 11.º B.
     Parabéns às vencedoras e um grande agradecimento a todos os participantes.

Quarto ano visita a BE

     No dia 13 de dezembro de 2011, a turma do quarto ano, acompanhada pela professora Ana Raposo, deslocou-se à Biblioteca da escola sede do nosso Agrupamewnto com o intuito de a conhecer.
     A professora bibliotecária apresentou-lhes os vários espaços que a constituem, as regras de funcionamento e algumas das actividades realizadas.
     Depois, em conjunto, leram o livro A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, da autoria de Luísa Ducla Soares. Posteriormente, a professora titular da turma leu duas estrofes de Os Lusíadas, mais concretamente aquelas que traçam o retrato do Adamastor.
     Os alunos registaram toda a informação que lhes foi transmitida e presentearam a BE com um belíssimo mural ilustrativo da sua deslocação a este espaço.

Desafio de dezembro - Solução

Isaac Newton


     Físico e matemático inglês, nasceu em 1642, em Lincolnshire, e morreu em 1727, em Middlesex. É conhecido pela formulação das três leis do movimento, consideradas os princípios da Física Moderna, de onde resultou a formulação da Lei da Gravitação. Os trabalhos realizados sobre esta teoria foram expostos na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, onde Newton mostra que a Lei da Gravitação é universal.
     Como matemático, inventou o cálculo infinitesimal e descobriu o teorema do binómio. Em 1668, completou o seu primeiro telescópio de refração, com que observou os satélites de Júpiter. A partir de 1672, passou a fazer parte da Royal Society, onde apresentou a sua teoria intitulada NOva Teoria sobre a Luz e a Cor, na qual enuncia que a luz branca é composta por muitas cores, tendo chegado a este resultado através de um prisma ótico. Todas as suas investigações sobre a luz e a cor foram reunidas na obra Ótica.