terça-feira, 11 de setembro de 2012

A abordagem do novo ano escolar


1. Negociação

     As regras devem ter sentido para a criança, daí a importância de uma conversa honesta e transparente entre pais e filhos. A partir do ocorrido no ano letivo anterior, podem ser abordadas questões como: Como achas que te saíste no ano passado? Há algo que possas / possamos melhorar? O que podemos nós, pais, fazer para ajudar os nossos filhos? Com base nas respostas, estabelecem-se as regras para o novo ano escolar. Uma primeira medida pode passar por estabelecer um calendário das diversas atividades.


2. Horário de estudo

     Combinar com as crianças um horário de estudo / trabalho em casa é um primeiro passo para o sucesso educativo.


3. Jogos em família

     De certa forma, um jogo é uma negociação: os jogadores discutem entre si as regras e, uma vez estabelecido o princípio da sua aceitação, competem entre si respeitando-as. Daí que os jogos em família possam constituir uma maneira de a criança interiorizar a ideia de respeito pelas regras e de aprender a lidar com a frustração da derrota / do insucesso.


4. Tempo para brincar

     Não sobrecarregar a "agenda" da criança é um dado fundamental, pois permite-lhe dispor de tempo para  brincar, relaxar, descansar, conviver com os amigos, participar em brincadeiras, etc. Por outro lado, deve ser incentivada a participação em atividades físicas de que ela goste, para prevenir o sedentarismo e a obesidade.


5. Todos leem

     O Center for Reading Research (Centro de Pesquisas de Leitura) da Universidade de Minnesota, nos EUA, publicou recentemente um estudo que confirma a importância e a influência dos hábitos de leitura dos pais junto dos seus filhos, dados que vêm confirmar o quão fundamental é gestos como o de os pais lerem para e com os seus filhos, de partilharem livros e leituras.

Fonte: Educar para Crescer