quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bibliofilmes: Literatura e Cinema

          A literatura e o cinema andam, frequentemente, de mãos dadas. Por isso, não é de estranhar que, dentre os filmes candidatos ao Oscar de 2011, uma grande percentagem consista na adaptação de obras literárias ao «grande ecrã».
          É o caso de 127 Hours, baseado no livro Between a Rock and a Hard Place, de Aron Ralston; The Social Network, baseado em Accidental Billionaires de Ben Mezrich; True Grit, uma readaptação de uma obra de Charles Portis, por sua vez «remake» do western homónimo protagonizado por John Wayne; Winter's Bone, baseado no romance de Daniel Woodrell, todos eles candidatos ao Oscar de melhor filme.
          Outros filmes também nomeados, embora para categorias «menores», são Alice in Wonderland, uma nova adaptação da obra clássica de Lewis Carrol; Harry and the Deathly Hallows - Parte I, baseado no livro de J. K. Rowling; Barney's Version, baseado no romance homónimo de Mordecai Richler.


127 Hours, Official Trailer




The Social Network, a origem do Facebook

Quarto «Eça de Queirós»

          A pouca distância da Praça da Concórdia, em Paris, situa-se o Pavillon des Lettres é o primeiro hotel literário parisiense, conjugando a arte da escrita com a estética da decoração, procurando assim homenagear os talentos da Literatura.
          Os 26 quartos do hotel (número equivalente às letras do alfabeto) procuram divulgar os textos literários de diversos autores da cena literária mundial. Os nomes que aí poderemos encontrar são os de Andersen, Baudelaire, Calderon, Diderot, Eschyle, Flaubert, Goethe, Hugo, Ibsen, James, Kafka, La Fontaine, Musset, Nerval, Ovídio, Proust, Queiroz (Eça de Queirós), Rousseau, Shakespeare, Tolstoy, Urfe, Voltaire, Woolf, Xenophon, Yeats e Zola.