sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Mural de escrita

Outono


    O mural de escrita dedicado ao outono encheu-se de mensagens que os alunos redigiram nos seus tempos livres. Recebeu ainda os trabalhos alusivos à época criados na disciplina de Português Língua Não Materna por um aluno ucraniano.

A lagartinha muito comilona


    As turmas do pré-escolar, na sala de aula, leram e exploraram o livro A lagartinha muito comilona.

    Após a leitura, foram executados trabalhos de expressão plástica, para concretizar mais uma atividade de leitura orientada no âmbito do Projeto Escola a Ler.

    A lagartinha muito comilona é uma obra da autoria de Eric Carle e conta a história de uma pequena lagartinha que, numa bela manhã de domingo, estava tranquilamente no interior do ovo quando este subitamente eclodiu.


Apresentações orais do 9.º ano


     Ao longo de muitos anos, a Escola desprezou a prática da comunicação oral, centrando as suas práticas, essencialmente, na competência escrita, quando, na realidade, quotidianamente usamos com muito mais frequência a língua oral do que a escrita, embora a explosão da Internet tenha diminuído o fosso.

    Saber falar bem com os outros, expressar ideias, opiniões e pontos de vista, fundamentá-los adequadamente é extremamente importante no contexto da vida contemporânea, cada vez mais relacionais.


    A Escola tem, por isso, de preparar os seus alunos para se expressarem oralmente e interagirem com os outros, em diversas circunstâncias, presentes e futuras: na escola, na família, na comunidade, na vida profissional.


    Assim, as turmas A e B do nono ano, na sala de aula da disciplina de Português, dando cumprimento ao estipulado no seu programa curricular e no documento Aprendizagens Essenciais, procederam às suas apresentações orais com base na leitura de livros requisitados na biblioteca escolar, no âmbito do Projeto Escola a Ler, nomeadamente da atividade "Vou levar-te comigo".