quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Formação dos Utilizadores das BE

     Com o intuito de valorizar a BE, motivar os alunos para o seu uso, esclarecer a sua forma de organização e os ensinar a tirar partido das suas diferentes valências, foi desenvolvida uma ação de formação dirigida aos utilizadores das bibliotecas do Agrupamento dos 4.º, 5.º e 7.º anos, ação essa relacionada também com o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

     Às turmas do quarto ano, para além disso, foi lida e interpretada a história "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, da autoria de Luísa Ducla Soares, tendo os alunos, posteriormente, redigido frases onde descreviam a biblioteca e incentivavam os outros a usá-la.

     Às turmas do quinto ano, foi lida também a fábula intitulada "A Cegonha e a Tartaruga", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. No final, foi dinamizada uma outra atividade de escrita, através da qual os alunos caracterizaram a biblioteca e as personagens da fábula.

     Por sua vez, as turmas do sétimo ano efetuaram uma visita guiada à biblioteca e, no final, redigiram acrósticos com a palavra 'biblioteca'.

     Na EB2, o mural de escrita foi dedicado também a esta temática. Neste caso, os alunos deram a sua opinião sobre a biblioteca em si.