terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Histórias da AJUDARIS


A iniciativa Histórias da Ajudaris, criada em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da instituição Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade.
O Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo tem colaborado ativamente com este projeto. Assim, no ano letivo transato, algumas turmas, sob a orientação de professores, tornaram-se verdadeiros autores de histórias de encantar, subordinados ao tema alimentação.


O livro já chegou ao nosso concelho, pelo que solicitamos a vossa solidariedade, comprando o livro numa das bibliotecas do agrupamento pelo preço de 5 euros, para despertarmos os sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.

Dia Internacional dos Direitos Humanos


No dia 15 de dezembro, o Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, Pedro Rafael Gomes, efetuou uma atividade com as turmas A dos 10.º e 11.º anos, com o intuito de assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e mostrar as potencialidades dos smartphones e da aplicação Kahoot, enquanto instrumentos coadjuvantes do processo ensino/aprendizagem.
A atividade teve início com a apresentação de um pequeno filme, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Ka9Y7QY2zTM, sensibilizando desta forma os alunos para esta temática.
De seguida, usando os smartphones e a aplicação Kahoot, foram testados os conhecimentos adquiridos pelos discentes através da visualização do filme. Para evidenciar ainda as potencialidades destes dois instrumentos, foram colocados à prova os conhecimentos dos alunos noutras áreas do saber.

Concurso "Uma Aventura Literária" 2017