quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Júlio Dinis

 Escritor do Mês

    Para fomentar a leitura  e recordar Júlio Dinis,  na biblioteca da escola sede,  foram expostos os livros daquele que é considerado o criador do romance campesino.

    Júlio Dinis é o pseudónimo (um pseudónimo é um nome que alguns escritores «inventam» para publicar as suas obras) do escritor português Joaquim Guilherme Gomes Coelho. Ele nasceu a 14 de novembro de 1839, no Porto, e aí faleceu a 12 de setembro de 1871.

    Júlio Dinis ou, se preferires, Joaquim Coelho licenciou-se em Medicina, mas dedicou-se sobretudo à literatura. Não sei se tens conhecimento de que vários outros escritores portugueses eram também médicos, como, por exemplo, Miguel Torga, Fernando Namora ou Lobo Antunes.

    Alguns dos teus professores e ex-colegas da escola um pouco mais velhos estudaram obras de Júlio Dinis, como A Morgadinha dos Canaviais ou Uma Família Inglesa, livros que, entretanto, deixaram de fazer parte dos programas da disciplina de Português.

    Curiosidade: sabias que, na época em que A Morgadinha foi escrita(1868), as pessoas eram sepultadas nas igrejas? Se leres esta obra, vais perceber o rebuliço que aconteceu quando a lei passou a proibir estes enterros e obrigou a que fossem feitos em cemitérios.