terça-feira, 19 de outubro de 2010

Biblioteca Particular de Fernando Pessoa

          No próximo dia 21 de Outubro, quinta-feira, pelas 18 horas, será apresentada a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, que passará a estar alojada no sítio da Casa Fernando Pessoa.

          Esta apresentação, patrocinada pela Fundação Vodafone Portugal, permitirá colocar à disposição do público cerca de 1140 volumes, muitos deles manuscritos pelo poeta, digitalizados por uma equipa coordenada pelos investigadores pessoanos Jerónimo Pizarro e Patricio Ferrari. A Biblioteca ficará alojada no sítio da Casa Fernando Pessoa.

          Na sessão de apresentação, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e o Presidente da Fundação Vodafone Portugal, António Carrapatoso, além do investigador pessoano Jerónimo Pizarro e da sua equipa, responsáveis pela digitalização.

Dia Europeu sem carros

          No dia 22 de Setembro, comemora-se o Dia Europeu sem Carros. Para festejar este dia, a Câmara Municipal e a Casa da Cultura promoveram uma actividade diferente e convidaram os alunos do primeiro e segundo ciclos.  Desta forma, dirigimo-nos à Avenida Sá Carneiro, cortada ao trânsito, onde nos aguardavam algumas bicicletas de um e dois lugares e, ainda, carros a pedal. Todos os alunos puderam experimentar estas formas de deslocação.
          No final, juntámo-nos, alunos e professores, para tirar uma fotografia de grupo.
         Este dia serve para relembrar às pessoas que devemos evitar poluir a Natureza, andando menos de veículos motorizados e mais, de bicicleta e a pé.
          Dias destes deveria haver mais, pois assim contribuíamos para um mundo com menos poluição, ou seja, um mundo melhor…

(Texto Colectivo, Alunos do 4.º ano, Sala 7)

Centenário da República - 5 de Outubro

          No dia 5 de Outubro, comemorou-se a Implantação da República Portuguesa. Este ano fez cem anos que se destituiu a Monarquia Constitucional, em que o país era governado por Reis, e se implantou o Regime Republicano.
          A República foi proclamada nos Paços do Concelho (Câmara Municipal) em Lisboa, em 1910.
          A importância deste facto foi tal, que se decidiu tornar esta data em feriado nacional.
          Na escola comemorou-se o feriado no dia 6 de Outubro. Para tal, os terceiros e quartos anos de escolaridade participaram numa palestra proferida pela professora Rita Granado, onde se apresentou um Power Point sobre a história da República. Os alunos transmitiram os seus conhecimentos porque tinham pesquisado sobre este feriado em casa. As professoras distribuíram, pelos alunos, um postal que, de um lado, mostrava a Bandeira e, do outro, o Hino Nacional que também foi entoado.
          Foi uma aula diferente que nos colocou em contacto com o passado nacional, mas nos permitiu perceber o presente. Obrigada a todos os que permitiram a realização desta actividade.

João Pedro Teixeira Maio, 4.º ano