quarta-feira, 20 de maio de 2015

'Esteiros', Soeiro Pereira Gomes


     «A história de cinco meninos que trabalhavam em vez de ir à escola, é a obra prima de Soeiro Pereira Gomes. A miséria retratada em "Esteiros" é mais do que ficção: é a realidade de um país pobre, sem esperança, onde mais de metade da população é analfabeta.»

Conversor ortográfico e de ficheiros


     O Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora é uma ferramenta gratuita que possibilita a adaptação à nova ortografia, quer em português europeu quer em português do Brasil. O Conversor de texto converte palavras conforme a ortografia antiga para a nova grafia e resolve no mesmo instante qualquer dúvida ortográfica.
Conversor de ficheiros converte o conteúdo de ficheiros de texto para a nova grafia. A aplicação dá suporte a documentos em formato Word.

Semana Cultural do Livro e da Leitura (2015)


     Decorreu, entre os dias 18 e 26 de abril, a Semana Cultural do Livro e da Leitura, uma realização da iniciativa do município.
     Em resultado da parceria existente entre aquela entidade e o agrupamento de escolas, os alunos do concelho participaram empenhadamente nas diversas atividades que tiveram ao seu dispor.
     Assim, as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos assistiram à peça A Lição da Árvore, apresentada pelo grupo Lanterna Mágica. Por sua vez, o núcleo de teatro da Escola Secundária procedeu à leitura dramatizada da obra A Promessa, da autoria de Bernardo Santareno.


     Durante toda a semana, esteve aberta a feira do livro anual, a qual foi visitada pelo público em geral e pelos alunos de todas as escolas, mediante um calendário previamente elaborado.
     Estava prevista também a realização de uma palestra com a escritora Fátima Marinho, vocacionada para os discentes do 3.º ciclo, que não se efetivou, porém, por motivos pessoais da autora que a impediram de se deslocar até nós na data prevista.