domingo, 19 de dezembro de 2010

Acordo Ortográfico

          O Governo português, após reunião do Conselho de Ministros, estabeleceu um conjunto de passos e de datas a que deve obedecer a aplicação do novo Acordo Ortográfico e que podem ser consultados no seguinte endereço: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/.
          No que mais directamente interessa às escolas, foi consagrado o ano lectivo de 2011-2012 para a introdução do AO no currículo dos alunos, em simultâneo com a introdução dos novos programas de Português do ensino básico.
          Na mesma resolução do Conselho de Ministros, foi adoptado o Vocabulário Ortográfico do Português, produzido em consonância com o AO e foi definido o programa Lince como a ferramenta de conversão ortográfica de texto para a nova grafia. Ambas as ferramentas, desenvolvidas pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional, estão disponíveis on-line no Portal da Língua Portuguesa.

Semana da Leitura 2011

          A Semana da Leitura 2011 vai decorrer entre os dias 21 e 25 de Março e terá como tema a relação entre a leitura, a energia e a floresta, conjugando a actividade com a comemoração do Ano Internacional da Floresta. No sítio do Plano Nacional de Leitura, podemos encontrar toda a informação sobre a iniciativa, nomeadamente um conjunto de motes que servirão de base ao trabalho a desenvolver entre os professores e os alunos.
          À semelhança de anos anteriores, o PNL promove também um concurso de cartazes, ao qual poderão concorrer os alunos de todos os níveis de ensino.
          A iniciativa, tendo em conta a temática seleccionada e os moldes em que foi concebida, desloca a leitura do âmbito da literatura para outros terrenos, convocando outros actores que não exclusivamente o professor de Português para a participação. Estamos, assim, perante uma extraordinária oportunidade para desenvolver um trabalho articulado e cooperativo entre diversas áreas do saber escolar, ou seja, entre professores de diversas áreas do(s) currículo(s).