segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Formação do utilizador

 Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

    Numa perspetiva de melhorar os serviços prestados pelas bibliotecas escolares do agrupamento, a professora bibliotecária promoveu, em outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, oito sessões destinadas a (in)formar os alunos dos 3.º, 5.º, 6.º e 7.º anos, com o objetivo de dar a conhecer o espaço, a sua organização e funcionamento, procurando tornar os utilizadores autónomos. Ainda foi frisada a sua importância enquanto espaço de trabalho e de estudo. Foi também divulgado o blogue e os seus recursos, bem como algumas atividades a desenvolver ao longo do ano.

    Como ponto de partida para as sessões com as turmas do 5.º ano, foi explorado o filme The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore e, com as turmas do 3.º ano, o livro A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas. Para desenvolver a literacia digital, os alunos tiveram a oportunidade de resolver um quiz - usando a app Google Forms - e uma sopa de letras - na Educaplay.


Projeto Escola a Ler na Vermiosa

    Na sala da EB1 da Vermiosa, a docente titular da turma do 1. ciclo e a educadora da sala do pré-escolar dinamizaram uma atividade de leitura orientada. A seleção do livro recaiu sobre a obra A menina que não gostava de fruta, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação.
    A leitura do livro foi efetuada pelos alunos do 1.º ciclo, tendo os do pré-escolar ouvido atentamente a mesma. A exploração da história foi feita pelas duas professoras através de diálogo, aproveitando para passar a mensagem da importância do consumo de fruta.

Projeto Escola a ler

 A girafa que comia estrelas

Leitura orientada


    Agora que lemos a obra, vamos divertir-nos a resolver algumas atividades:

 quiz;

texto com lacunas;

 crucigrama.


    Vamos saber mais sobre a girafa, clicando [aqui].