quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fórum de discussão: O Livro

A origem do livro
Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Desde o século II que a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868. Na Idade Média, os livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto. O local de trabalho dos monges era chamado “scriptorium”.

Quem foi Gutenberg?
O ourives culto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e é considerado o criador da imprensa em série. Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e pressas em formas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu até ao século XIX com poucas mudanças. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do mundo Medieval para a Idade Moderna: Era de divulgação do conhecimento.

"Os livros penso que são como portas escancaradas que levam a lindas terras onde moram anões e fadas. Lugares longe e tão belos aonde eu não podia ir, mas agora, com esta porta, é só ter cuidado e... abrir."
Adelaide Love

Deixa no blogue da biblioteca a tua opinião sobre o Livro!