quarta-feira, 1 de março de 2023

A ovelhinha que veio para o jantar

 Projeto Escola a ler

Leitura Orientada

1.º ciclo


Agora que lemos e exploramos o livro, vamos divertir-nos a resolver as seguintes atividades:

Crucigrama

Jogo de memória

Ordenação das sequências narrativas

 quiz

Texto lacunar

Ordenação de imagens

Associação


Reconto do texto através de texto lacunar

https://www.educaplay.com/game/5983981-a_ovelhinha.html


Os deuses gregos e romanos e Os Lusíadas

    No passado mês de janeiro, assinalou-se o combate à intolerância religiosa. Existem diversas religiões e confissões religiosas: o Cristianismo (dentro do qual há várias ramificações - os católicos, os ortodoxos e os protestantes), o Islamismo, o Budismo, o Hinduísmo, o Judaísmo, entre outras. As religiões podem estar ligadas a crenças monoteístas ou politeístas. Por exemplo, os romanos e os gregos criam na existência de vários deuses; eram, por isso, politeístas.

     Numa iniciativa da biblioteca escolar e da docente de Português das turmas do 9.º ano, Anabela Santos, e no âmbito da temática da religião e da unidade sobre Os Lusíadas, os alunos foram desafiados a realizar um trabalho de pesquisa sobre os deuses que povoaram as culturas grega e romana e que dão colorido à obra imorredoira escrita por Camões que aqueles estão a explorar.

    Os trabalhos resultantes foram expostos no Jornal de Parede, que se encontra na biblioteca e, num espaço contíguo, foi divulgado fundo documental referente à temática da religião.