terça-feira, 4 de julho de 2023

O Dinossauro

 Projeto Escola a ler

Leitura Orientada

2.º B

    O conjunto de livros intitulado O Dinossauro de Manuela Bacelar, requisitado na biblioteca escolar, foi lido e explorado pela turma B do 2.º ano, na sala de aula.

A que sabe a lua?


    O livro com o título A que sabe a lua? foi selecionado pela Educadora da sala 2 do pré-escolar para incutir nos alunos o espírito da entreajuda. Ficam aqui imagens do desenrolar da atividade.


    Há muito tempo que os animais queriam conhecer a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada?


    Para saciarem a curiosidade, sonhavam provar um pedaço e, à noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, na tentativa de a alcançar. No entanto, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar.


    Então, um dia a tartaruga decidiu escalar a montanha mais alta para lhe poder chegar. Desse ponto, a Lua parecia mais próxima. Isso deu-lhe uma ideia: "Talvez entre todos consigamos alcançá-la."

O senhor quase tudo

 

    As turmas do pré-escolar do agrupamento deslocaram-se à biblioteca escolar para assistirem a uma sessão de leitura, que contou com a colaboração da docente Marta Duarte, que leu de forma bastante lúdica uma história da sua autoria.

    Por fim, em grupo resolvemos jogos lúdico didáticos.

O lobo que queria mudar de cor

 

    Na sala 2 do pré-escolar de Figueira, a Educadora leu e explorou o livro intitulado O Lobo que queria mudar de cor. Com esta atividade, procurou, de forma divertida, ensinar as crianças que devemos aceitar-nos com somos e só assim poderemos ser felizes. A iniciativa culminou com uma atividade de expressão plástica.