segunda-feira, 11 de abril de 2011

"Twelve Angry Men", Sidney Lumet




          «O FILME antigo 12 Homens em Fúria podia ter por título "Lá dentro Escaldava", por toda a acção se passar dentro de uma sala de jurados, mas seria errado. O autor quis dizer, mesmo, que aquilo era sobre 12 jurados, um a um, cada um com a sua consciência.
          Foi o primeiro filme de Sidney Lumet, é de 1957, e trago-o para aqui em agradecimento ao grande realizador moralista que morreu ontem.
          12 Homens em Fúria deveria ser ensinado nas escolas como aula de moral. A história: um rapaz pobre é julgado pela morte do pai e o júri reúne-se para decidir a pena capital ou não. À primeira votação todos votam "culpado" com excepção do jurado n.º 8 (Henry Fonda). Este está convencido de uma coisa: tem dúvidas. E essas dúvidas, perante a enormidade que estava em jogo (a vida ou morte do rapaz), obrigam-no a ser tenaz. Ele pergunta, insiste, argumenta, até fazer com que os seus companheiros de decisão também sejam interpelados pela consciência.
          Todo o filme viver dentro de uma sala coloca o espectador perante si próprio - essa a genialidade artística de Lumet. Mas o filme vale sobretudo por nos ensinar o mundo, a olhá-lo e decidir. No fim, todos os jurados votam "inocente". E, não, não é um filme contra a pena de morte, é contra a imprudência (indecência, até) de não termos dúvidas.
          Esse o método que deve ser ensinado na escola. Porque depois, quando somos cronistas, bloguistas e comentadores televisivos, já é tarde.»


(c) Ferreira Fernandes, DN de 10/04/2011



Sidney Lumet (25/6/1924 - 9/4/2011)


          Foi um dos maiores cineastas norte-americanos da segunda metade do século XX, um sólido narrador, um autor sensível e, sobretudo, um homem de ideias. De boas ideias que sabia expressar com justeza e elegância, com vigor e clareza. Nisso se distinguia de muitos outros, porque em si o equilíbrio entre o que se dizia e o como se dizia era invariavelmente muito conseguido e participava de uma coerência total que nunca nos fazia arrepender de ver mais um título com a sua marca. Podia acertar mais ou menos, ser mais ou menos vigoroso e contundente, mais denso ou mais ligeiro, abordar o drama ou a comédia (muitas vezes negra), mas a sua marca estava lá e valia sempre a pena.
          Sidney Lumet nasceu a 25 de Junho de 1924, em Filadélfia, Pensilvânia, nos EUA, onde viria a morrer, a 9 de Abril de 2011 (com 86 anos), em Nova Iorque. Foi casado com Rita Gam (1949–1954), Gloria Vanderbilt (1956–1963), Gail Jones (1963–1978) e Mary Gimbel (1980–2011).

Ler mais  »»»  Aqui.