terça-feira, 30 de setembro de 2014

'Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas'


     Foi publicada recentemente pela Porto Editora a última obra de José Saramago, o romance Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas, um romance que o escritor deixou inacabado,
     Inicialmente, o livro chamou-se Belona, nome da deusa romana da guerra; depois passou a Belona S.A.; posteriormente, Produtos Belona S.A. e, por fim, recebeu o título com que foi publicado e que foi retirado da tragicomédia Exortação de Guerra, de Gil Vicente.
     A personagem principal do romance é Artur Paz Semedo, um homem que trabalha há quase vinte anos numa fábrica de armamento de Lisboa e que fica alvoroçado com a estreia de um filme de guerra.
     A edição de setembro da revista "Blimunda", que pode ser descarregada gratuitamente em PDF a partir do sítio da Fundação Saramago, contém um dossiê sobre a obra.

Mafalda reeditada em Portugal


     A propósito do cinquentenário da célebre personagem criada pelo argentino Quino, a editora Verbo vai publicar, no final de outubro, Toda a Mafalda.
     A obra reunirá todas as tiras de BD da personagem numa edição cartonada, com uma capa inédita e uma série de artigos e informação que completam a leitura, contextualizando Mafalda e os gags nos acontecimentos históricos que a Argentina e o Mundo vivenciaram entre 1964 e 1973.
     A primeira tira de Mafalda surgiu a 29 de setembro de 1964 no semanário "Primera Plana", em Buenos Aires. O seu fim chegou em junho de 1973, quando Quino, pseudónimo de Joaquín Lavado, decidiu pôr fim às publicações. Posteriormente a essa data, raramente voltou a publicar tiras da personagem, fazendo-o sobretudo para promover campanhas pelos Direitos Humanos.