sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Faleceu Urbano Tavares Rodrigues


     Urbano Tavares Rodrigues nasceu em Lisboa, a 6 de dezembro de 1923, filho mais velho de uma família de proprietários rurais de Moura, localidade onde fez a instrução primária. Daí transitou para Lisboa, onde frequentou o Liceu Camões.
     Rebelde e contestatário, obrigado a pertencer à Mocidade Portuguesa, iniciou a sua atividade de contestação ao Estado Novo aquando da entrada para a Faculdade de Direito, curso que acabou por abandonar para estudar Letras em 1944. A oposição ao regime valeu-lhe, ao longo dos anos, perseguições políticas, a prisão em Caxias, de onde acabou por fugir, e o exílio.
     Militante do Partido Comunista Português, do qual foi dirigente do setor intelectual, teve por referência moral e política a figura de Álvaro Cunhal, mas tal não condicionou o seu pensamento nem a atividade literária.
     A sua vasta obra, composta por quase 90 títulos, espraiou-se por vários registos, desde o polícial ao erótico, focada em temas como o amor, a mulher e a sua beleza, o erotismo, as desigualdades sociais, a passagem do tempo e a morte.
     Além de escritor e ativista político, Tavares Rodrigues alargou a sua área de intervenção ao jornalismo, à crítica literária e ao ensino.